quinta-feira, 9 de julho de 2020

FLOATERS – Joseph Wambaugh



A releitura desse sardônico romance policial me proporcionou insuspeitadas reflexões, muito além das tramas de assassinato tratadas na história. Por volta de 2011, encontrei meia dúzia de pockets de Joseph Wambaugh em uma feira de livros na Cinelândia (ê saudade! Cada pocket a R$ 1!). Gostei tanto dessas leituras que guardei os livros para reler em algum momento do futuro.

E o futuro afinal chegou. “Floaters” é o terceiro desse autor que releio. Por aí já dá para se ver que realmente sou fã da prosa cítrica de Wambaugh, e realmente me espanta que ele não seja mais conhecido no Brasil.

Agora, sobre as reflexões. Ao ler esses livros pela primeira vez, percebi as narrativas sobre crime e morte, tratadas com altas doses de ironia e humor mórbido, acabaram me provocando uma depressão incipiente na época. Curiosamente, em 2020, em plena pandemia, decidi reler Wambaugh justamente como antídoto para a depressão que tem acossado a maioria de nós. O que comprova mais uma vez a sabedoria do ditado: “o que dá para rir, dá para chorar; é questão de hora e lugar”.

Uma consequência dessa reflexão foi novamente render louvores e gratidão aos belos poderes curativos da Literatura! Que coisa curiosa, encontrar refúgio dos horrores e aflições de uma pandemia nas páginas de um romance policial! Mas desconfio que não estou sozinho nessa “terapia literária”!

Ao final da leitura, além do entretenimento e das distrações que me proporcionaram, percebi o porquê de minha intuição ter buscado esse livro nesse momento específico. Eu já não lembrava muita coisa da primeira leitura, feita em 2012 (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2012/04/flutuadores-joseph-wambaugh.html). E fiquei impressionado ao perceber que a essência do livro, expressa no título “Flutuadores”, remete a uma imagem que eu só posso chamar de espiritual: o grande oceano da vida, conduzindo tudo e todos em suas correntezas e marés, de acordo com um desígnio que escapa à compreensão das pequenas mentalidades individuais. Falar mais que isso seria “spoiler”: basta dizer que encontrei na leitura exatamente a mensagem que eu precisava. Viva a sincronicidade!




\\\***///


FAVELA GÓTICA liberado na íntegra no site da Verlidelas Editora:

Durante esse período de pandemia, em meio a tantas incertezas, temos uma única garantia: a de que nada será como antes. Estamos todos tendo a oportunidade preciosa de participar ativamente na reconstrução de um mundo novo, mais luminoso e solidário.

O livro Favela Gótica fala justamente sobre “a monstruosidade essencial do cotidiano”, em uma história cheia de suspense, fantasia e aventura. Ao nos tornamos mais conscientes das sombras que existem em nossa sociedade, seremos mais capazes, assim como a protagonista Liana, de trilhar um caminho coletivo das Trevas para a Luz.

A versão física de Favela Gótica está à venda no site da Verlidelas, mas – na tentativa de proporcionar entretenimento a todos durante a quarentena – o autor e a editora estão disponibilizando gratuitamente, inclusive para download, o PDF de todo o livro.

Fique à vontade para repassar o arquivo para amigos e parentes.

Leia ou baixe todo o livro no link abaixo:

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...