sábado, 1 de agosto de 2020

A GUERRA DOS TRONOS: AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO – LIVRO UM – George R. R. Martin


Não há como falar sobre essa obra sem expressar a admiração que ela provoca, pela grandiosidade em todos os sentidos, desde a complexidade da trama, envolvendo tantos personagens, até a massiva quantidade de palavras utilizadas com tamanha habilidade! Não é tarefa fácil capturar de forma tão completa a atenção do leitor ao longo de tantas e tantas páginas!

 

Eu, pessoalmente, fui capturado primeiro pela série da HBO, que acompanhei com grande entusiasmo. E ao longo dos episódios fui louvando cada vez mais a capacidade sempre renovada do autor de surpreender. Isso motivou uma curiosidade intensa de ler os livros que inspiraram a série, que começo a saciar com esse primeiro volume. Certamente, uma preciosa aula de escrita!

 

Primeiramente, todos os louvores aos poderes da Literatura de nos fazer esquecer as dores e agruras da vida! Foi um presente ler esse livro em meio às aflições da pandemia. Nada como horrores e perigos imaginários para aliviar a carga da dura realidade.

 

Com relação à história em si, creio que o autor teve algumas sacações verdadeiramente geniais, ao incorporar ao universo da fantasia de forma muito pessoal e criativa alguns elementos arquetípicos de histórias de terror (como os zumbis) e ficção científica (na sutil referência aos reptilianos). Mas a grande sacada de “Game of Thrones” é mesmo a facilidade com que o autor mata seus personagens, de forma a abalar aquela inconsciente segurança que o leitor/espectador tem de que tanto o herói quanto o vilão não morrem até o final da história. Essa capacidade de nos chocar com a morte dos personagens, aliás, tem um insuspeitável e honroso antecessor no grande clássico de Hitchcock, “Psicose”.

 

Claro que é inevitável a comparação com “O Senhor dos Anéis”. Até o nome dos autores evoca ressonância: J. R. R. Tolkien e George R. R. Martin. Em minha opinião, a motivação de Martin foi criar uma versão contemporânea e niilista da obra de Tolkien. De certa forma, cada uma dessas obras colossais é um retrato de seu tempo. “O Senhor dos Anéis” retrata de forma simbólica a luta contra o Mal representado pelo nazismo. E “A Guerra dos Tronos” simboliza o esvaziamento ideológico de nossos tempos, em que valores como honra e altruísmo são considerados fraquezas. Especialmente revelador é o trecho do massacre do povo dos “homens-ovelha” conhecidos como lhazarenos pelos selvagens Dothraki. A intenção de fazer uma brincadeira com o cristianismo foi tão explícita que acabou ficando deslocada em meio à habilidade do autor de esconder suas referências.

 

Gostaria de saber como envelhecerá “A Guerra dos Tronos”, em comparação com “O Senhor dos Anéis”. Com qual das duas fantasias se identificará mais a humanidade futura?


 

\\\***///


 

FAVELA GÓTICA liberado na íntegra no site da Verlidelas Editora:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Durante esse período de pandemia, em meio a tantas incertezas, temos uma única garantia: a de que nada será como antes. Estamos todos tendo a oportunidade preciosa de participar ativamente na reconstrução de um mundo novo, mais luminoso e solidário.

 

O livro Favela Gótica fala justamente sobre “a monstruosidade essencial do cotidiano”, em uma história cheia de suspense, fantasia e aventura. Ao nos tornamos mais conscientes das sombras que existem em nossa sociedade, seremos mais capazes, assim como a protagonista Liana, de trilhar um caminho coletivo das Trevas para a Luz.

 

A versão física de Favela Gótica está à venda no site da Verlidelas, mas – na tentativa de proporcionar entretenimento a todos durante a quarentena – o autor e a editora estão disponibilizando gratuitamente, inclusive para download, o PDF de todo o livro.

 

Fique à vontade para repassar o arquivo para amigos e parentes.

 

Leia ou baixe todo o livro no link abaixo:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Link do livro no SKOOB:

https://www.skoob.com.br/livro/840734ED845858

 

Book trailer

https://youtu.be/FjoydccxJGA


 

Entrevista sobre o livro na FM Cultura

https://youtu.be/IuZBWIBYeHE


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...