sábado, 27 de fevereiro de 2021

A VIDA DE MAHATMA GANDHI – Louis Fischer

 


Por uma curiosa sincronicidade, terminei de ler esse livro em 23 de fevereiro, exatamente sete anos após ter finalizado a leitura de outro livro sobre Gandhi, conforme fui lembrado pelo Facebook: “O Pensamento Vivo de Mahatma Gandhi”. Na verdade, já perdi a conta dos livros que li a respeito da vida e obra de Gandhi, além das “Cartas ao Ashram”, redigidas pelo próprio Mahatma. E a cada novo livro que leio, mais e mais me causam espanto, admiração e reverência as pegadas deixadas por esse sublime gigante.

A biografia escrita por Louis Fischer, que tive a alegria de ler no original em inglês (“The Life of Mahatma Gandhi”), é sem dúvida a obra mais completa escrita sobre Gandhi. Tanto que foi a principal referência para o maravilhoso filme de Richard Attenborrough, que em 1983 ganhou merecidos oito Oscars (https://youtu.be/DHP9VlhiZOc).

É para mim motivo de inesgotável fascínio reviver a história do franzino e seminu indiano que conseguiu derrotar o poderoso império britânico e assim conquistar a independência de sua amada Índia. A supremacia bélica da Inglaterra não estava preparada para enfrentar as duas poderosas armas de Gandhi: a Não-Violência e a Desobediência Civil. Sempre me pergunto, contudo, se essas armas imbatíveis teriam êxito se não houvesse por detrás delas a liderança espiritual de alguém como Mahatma Gandhi.

E, da mesma forma, sempre me causa uma profunda consternação ver a batalha da vida de Gandhi ser coroada por uma vitória tão amarga, pois a tão sonhada independência foi acompanhada pela sangrenta divisão entre Índia e Paquistão. Como demonstra minuciosamente o livro de Louis Fischer, na mesma medida em que Gandhi foi responsável pela independência da Índia, as ações de um único homem acarretaram a fundação do Paquistão. Esse homem, que se definia como um “anti-Gandhi”, foi Muhammad Ali Jinnah, e devido à sua teimosia e arrogância centenas de milhares de indianos, entre hindus e mulçumanos, perderam suas vidas.

E daí a cena que mais me marcou nessa leitura. Após uma série de violentos conflitos, Gandhi imagina um plano surpreendente para promover a paz entre hindus e mulçumanos. Ele começa a visitar aldeias mulçumanas que foram atacadas por hindus e sai batendo de porta em porta, pedindo abrigo nas casas humildes. Assim, ele esperava convencer os hindus a cessarem as hostilidades contra os mulçumanos. Nessa época, ele era indisputavelmente o maior líder político do país e já famoso mundialmente.

Depois de alguns meses nessa missão de viver entre os muçulmanos, um idoso lhe pergunta: não seria mais fácil procurar Jinnah e acertar algum tipo de acordo com ele? Ao que o Mahatma responde: os líderes são um espelho do povo, e são criados por aqueles que os seguem. No dia em que o povo aprendesse a desejar a paz como o bem supremo, surgiria um líder igualmente desejoso de paz.

Esse luminoso exemplo chega até nossos dias, trazendo inspiração, confiança e fé no futuro, pela lembrança da máxima de Gandhiji: “Seja a mudança que deseja ver no mundo.”




\\\***///



 

FAVELA GÓTICA liberado na íntegra no site da Verlidelas Editora:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Durante esse período de pandemia, em meio a tantas incertezas, temos uma única garantia: a de que nada será como antes. Estamos todos tendo a oportunidade preciosa de participar ativamente na reconstrução de um mundo novo, mais luminoso e solidário.

 

O livro Favela Gótica fala justamente sobre “a monstruosidade essencial do cotidiano”, em uma história cheia de suspense, fantasia e aventura. Ao nos tornamos mais conscientes das sombras que existem em nossa sociedade, seremos mais capazes, assim como a protagonista Liana, de trilhar um caminho coletivo das Trevas para a Luz.

 

A versão física de Favela Gótica está à venda no site da Verlidelas, mas – na tentativa de proporcionar entretenimento a todos durante a quarentena – o autor e a editora estão disponibilizando gratuitamente, inclusive para download, o PDF de todo o livro.

 

Fique à vontade para repassar o arquivo para amigos e parentes.

 

Leia ou baixe todo o livro no link abaixo:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Link do livro no SKOOB:

https://www.skoob.com.br/livro/840734ED845858

 

Book trailer

https://youtu.be/FjoydccxJGA



 

Entrevista sobre o livro na FM Cultura

https://youtu.be/IuZBWIBYeHE


  

 

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...