sábado, 8 de maio de 2021

“CIDADE DE DEUS – Paulo Lins” (Atmosfera Literária)

 


https://youtu.be/bjAHYji52l0


Olá, queridas e queridos da Atmosfera Literária! Nesta semana em que recebemos tristes notícias da Favela do Jacarezinho, que foi palco da operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro, com um saldo de 25 mortos, é impossível não evocar o ditado que diz, com muita sabedoria, que a vida imita a arte, que por sua vez imita a vida. Por isso, quero falar de uma verdadeira obra-prima da literatura brasileira contemporânea, um livro brutal e avassalador  que guarda íntimas conexões com o trágico noticiário carioca: CIDADE DE DEUS, do escritor Paulo Lins. Para quem não sabe, foi esse livro que inspirou o aclamado filme homônimo de 2002, dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund.

Li com horrorizado fascínio cada uma das 400 páginas desse livro, capturado pelo mesmo magnetismo da violência que me fez ficar grudado na poltrona do cinema durante cada segundo do filme. E pensar que tanta brutalidade e selvageria são cada vez mais banais no mundo!

A leitura traz também a possibilidade de muitas reflexões. Penso que por detrás da brutalidade dos criminosos de favelas como a “Cidade de Deus” está a brutalidade do sistema, a brutalidade dos poderosos, a brutalidade da indiferença dos ditos “cidadãos de bem” que acham normal que sua família tenha teto e comida, acesso à educação, saúde e cultura, enquanto tantas outras famílias não têm nada disso. O resultado da desigualdade é o câncer da criminalidade, que adoece a sociedade inteira. O Rio de Janeiro hoje é escandalosa prova de que ninguém fica imune aos devastadores efeitos de uma sociedade construída sobre a desigualdade. Mesmo dentro dos condomínios fechados, cercados de vidros blindados e seguranças armados, o medo penetra nos corações, tira o sono e a paz dos que se consideram “justos”.

Lendo esse livro tão incômodo e necessário, pensei muito no lindo verso de Tom Jobim: “É impossível ser feliz sozinho”. Acho que esse verso reflete uma verdade muito mais profunda, que vai além da felicidade romântica de um casal. A vida é coletiva, e tudo está conectado.  Enquanto houver uma criança chorando de fome, ninguém poderá ser realmente feliz neste pequeno planeta. É impossível ser feliz enquanto existirem lugares como a Cidade de Deus.

Convido você a conhecer minha página no Facebook e no Instagram: Prosa e Poesia de Fabio Shiva, e a baixar gratuitamente o PDF de meu livro Favela Gótica no site da Verlidelas Editora:

https://www.verlidelas.com/

Continue respirando em nossa Atmosfera Literária. Gratidão e até a próxima!

 

“Atmosfera Literária com Fabio Shiva” é um quadro do programa ATMOSFERA 102, da Rádio 102.7 FM (Além Paraíba – MG), todo sábado de 12h às 14h, com apoio da VERLIDELAS EDITORA. Apresentação: Fernando Bamboo. Técnico de Som: Venilton Ribeiro.

https://www.verlidelas.com/r%C3%A1dio

 

https://www.radios.com.br/aovivo/radio-1027-fm/17615

 

\\\***///


 

FAVELA GÓTICA liberado na íntegra no site da Verlidelas Editora:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...