sexta-feira, 22 de março de 2019

O MATADOR – Patrícia Melo



Muito antes de ler este livro, vi o filme inspirado nele, “O Homem do Ano” (https://youtu.be/1lVGv4y8-Gc), com direção de José Henrique Fonseca e roteiro de ninguém menos que Rubem Fonseca. Fiquei impactado pelo filme e com muita vontade de ler Patrícia Melo, ocasião que finalmente surgiu com “Inferno” (http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2014/01/inferno-patricia-melo.html), que me deixou igualmente boquiaberto.


E agora, graças ao P.U.L.A. (Passe Um Livro Adiante), pude ler “O Matador”, uma história vertiginosa e asfixiante, que é ainda mais assustadora por retratar a banalidade da violência nos grandes centros urbanos brasileiros. É inegável o domínio narrativo da autora, que conduz a trama em intenso e crescente suspense, capturando o leitor de forma irresistível em uma teia de angustiosa catarse.

Terminei a leitura com a triste percepção de que a justiça, ao menos no Brasil, nada mais é que uma farsa montada para proteger os interesses e privilégios dos poderosos. Por sincronicidade, li este livro em uma semana marcada por notícias como a 29ª denúncia contra o ex-governador Sergio Cabral e pelo espetáculo da prisão do ex-presidente Temer e de seus mafiosos escudeiros.

Talvez por ser inveterado leitor de romances policiais, eu havia desenvolvido a crença de que crimes não punidos pela justiça eram cometidos com grande perícia e habilidade. “O Matador” e a realidade brasileira demonstram minha grande ingenuidade. Os criminosos impunes na grande maioria das vezes não são geniais, muito pelo contrário, geralmente cometem seus crimes de forma desleixada, deixando muitos vestígios e evidências condenatórias. Contudo contam com a cumplicidade do Sistema.

No Brasil, quem sofre os rigores da Lei são os pobres. Criminoso rico só é preso quando interessa politicamente a algum grupo de poderosos. Máiquel, protagonista de “O Matador”, é infelizmente mais atual e pertinente do que nunca.




\\\***///


Qual é o seu tipo de monstro? Faça o teste e descubra!

“Em nossa cidade habitam monstros, como em todas as outras.
A diferença é que aqui ninguém finge que eles não existem.
Há pessoas normais em nossa cidade também. É claro.
Ser normal é só a maneira mais ordinária de ser monstruoso.”

Compre agora “Favela Gótica”, segundo romance de Fabio Shiva:



2 comentários:

  1. Adorei a postagem. Parabéns!

    A tela ilusória do meu jardim. [poetizando e encantando]
    Beijo e um excelente fim de semana.

    Visitem também o novo blogue https://imagensquedispensampalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...