sexta-feira, 22 de maio de 2020

AS VIDAS DE CHICO XAVIER – Marcel Souto Maior



Li esta esplêndida biografia de um dos maiores brasileiros de todos os tempos ao longo de vários meses, junto com minha esposa Fabíola, ao ritmo de poucas páginas por dia. E hoje finalmente encerramos a leitura, com o coração transbordando de gratidão pela linda existência de Mahatma Chico Xavier. Que bom, nos tristes dias que correm, ter um belo e digno motivo para sentir orgulho de ser brasileiro!

A história de Chico Xavier é contada com muita propriedade pelo jornalista Marcel Souto Maior, que dosa na medida certa passagens profundamente tocantes e episódios hilários, sem deixar de abordar de forma transparente as inúmeras polêmicas que fizeram parte da vida do grande médium. Muitos foram os aprendizados que tivemos ao longo dessa leitura, objetos de muitas conversas e reflexões. Dentre esses tantos, decidi destacar dois como mais marcantes:

1) A dura jornada até o topo
Como foi sofrida a vida de Chico Xavier! A vida dos santos (utilizo a palavra “santo” em sua acepção sânscrita original que significa “devoto, alguém que ama Deus”) é geralmente pontuada por provações além do que um mortal comum seria capaz de suportar. Contudo esses grandes homens e mulheres não se deixaram abalar por essas provações, mantendo sua alegria interna inabalável. Um exemplo sublime disso é uma anedota muito apreciada por Chico, que mostra Santa Teresa D’ávila quase se afogando em um rio quando tem uma visão do Cristo, que lhe diz: “É assim que trato meus amigos”. Ao que a santa responde, bem-humorada como sempre: “É por isso que os tende tão poucos”.

2) Se você acha que está entendendo tudo, é porque não entendeu nada
Tudo o que diz respeito à espiritualidade (e tudo diz respeito) é marcado sempre por um elemento que escapa às nossas vãs tentativas de racionalização. Uma característica fundamental do ser humano é tentar compreender e explicar o mundo que o cerca. Contudo a espiritualidade é muito mais ampla do que podemos captar com nossos sentidos limitados e nossa ridícula inteligência. Por isso em todo caminho espiritual sempre existe algo que desafia a explicação, uma conta que não fecha, uma pergunta que resiste a ser satisfatoriamente respondida. Esse é, creio, um lembrete muito válido para todo sincero buscador.


O livro “As Vidas de Chico Xavier” foi uma das principais fontes para o belo filme de Daniel Filho (https://youtu.be/-GQOtVVHW1E).


\\\***///


FAVELA GÓTICA liberado na íntegra no site da Verlidelas Editora:

Durante esse período de pandemia, em meio a tantas incertezas, temos uma única garantia: a de que nada será como antes. Estamos todos tendo a oportunidade preciosa de participar ativamente na reconstrução de um mundo novo, mais luminoso e solidário.

O livro Favela Gótica fala justamente sobre “a monstruosidade essencial do cotidiano”, em uma história cheia de suspense, fantasia e aventura. Ao nos tornamos mais conscientes das sombras que existem em nossa sociedade, seremos mais capazes, assim como a protagonista Liana, de trilhar um caminho coletivo das Trevas para a Luz.

A versão física de Favela Gótica está à venda no site da Verlidelas, mas – na tentativa de proporcionar entretenimento a todos durante a quarentena – o autor e a editora estão disponibilizando gratuitamente, inclusive para download, o PDF de todo o livro.

Fique à vontade para repassar o arquivo para amigos e parentes.

Leia ou baixe todo o livro no link abaixo:

Link do livro no SKOOB:

Book trailer


Entrevista sobre o livro na FM Cultura



2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...