segunda-feira, 8 de junho de 2020

LIVRO DO APOCALIPSE



Anos atrás, tomei a decisão de ler todos os livros do Novo Testamento. Comecei lendo os quatro evangelhos, durante meu período diário de meditação. Ao começar os Atos dos Apóstolos, contudo, fui experimentando uma dissonância que só cresceu quando cheguei às cartas de Paulo. E foi assim que minha leitura devocional se tornou crítica, e fui tomado pela assombrosa descoberta de que boa parte das pessoas que hoje se consideram cristãs estão na verdade seguindo os ensinamentos de São Paulo. Agora, ao terminar essa custosa leitura, voltei a refletir sobre essas estranhas contradições entre os ensinamentos de Jesus Cristo e as sucessivas deturpações que esses ensinamentos foram sofrendo ao longo dos séculos. Chego a pensar que o problema todo começou com Paulo: ao permitir interpretações e extrapolações da mensagem de Cristo, a Igreja foi lentamente se afastando do cristianismo original, a ponto de admitir cristãos queimando hereges durante a Idade Média e, em pleno século XXI, cristãos fazendo arminha e adorando ideários fascistas. Se dependesse de mim, ficaríamos apenas com os quatro evangelhos, ou menos que isso: bastam o sermão da Montanha e os dois mandamentos que Jesus nos deixou (“amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”) para nos manter bem ocupados durante toda a vida, e além.

Nessa leitura que fiz anos atrás, ao chegar ao livro do Apocalipse eu estava começando a ler “A Ciência Sagrada” (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2020/05/a-ciencia-sagrada-swami-sri-yukteswar.html), de Swami Sri Yukteswar, maravilhosa obra que se propõe a demonstrar que existe uma mesma Verdade por trás dos ensinamentos da Bíblia cristã e das escrituras hindus. Como o livro começava citando trechos do livro do Apocalipse, me decidi a só empreender a leitura do último livro da Bíblia depois de percorrer todas as páginas de “A Ciência Sagrada”. Contudo esse acabou se revelando o livro mais complexo que tive a oportunidade de ler, e li a primeira metade nada menos que cinco vezes, a cada vez retornando ao começo por achar que ainda não havia compreendido por completo. Nesse longo processo os meses foram se transformando em anos. Em 2020, afinal terminei a leitura dessa grande obra-prima de sabedoria (que pretendo reler uma vez por ano), e então me lembrei do livro do Apocalipse. Por uma estranha sincronicidade, portanto, li o livro das Revelações justamente em plena pandemia do Covid-19, que muitos têm interpretado como inequívocos sinais do iminente Apocalipse.

É muito significativo que a palavra “apocalipse” nos evoque imagens do fim do mundo. Contudo o significado original da palavra grega é simplesmente “revelação”. Trata-se de um texto de imagens muito vívidas e impactantes, que uma interpretação literal poderia realmente transformar em um roteiro hollywoodiano para o Juízo Final. Auxiliado pelas chaves fornecidas pela leitura de “A Ciência Sagrada”, entretanto, pude vislumbrar muitas passagens que podem ser interpretadas à luz da yoga, como o persistente simbolismo dos números sete (os chakras ou centros energéticos do corpo) e vinte e quatro (os atributos da Natureza).

Essas chaves, confesso, não me permitiram devassar os significados ocultos do livro do Apocalipse, cujo hermetismo vem desafiando os estudiosos ao longo dos séculos. Contudo essa primeira leitura me deixou com duas fortes impressões: 1) trata-se de um texto simbólico e não literal, como aliás boa parte da Bíblia e 2) fala de nossa vida hoje, e não do fim do mundo. Para exemplificar essas impressões, limito-me a citar a célebre passagem dos “Quatro Cavaleiros do Apocalipse”, que ao menos em minha leitura pareceram falar muito mais sobre a vida material, sobre o dia a dia, que sobre figuras míticas cavalgando pelos céus no dia do Juízo. Esses quatro cavalos de que fala o apóstolo João, ao meu ver, relacionam-se com os quatro sofrimentos da vida descritos pelo Buda.

Assim como o Reino dos Céus está dentro de cada um de nós, conforme ensina Jesus, creio que também o Apocalipse (Revelação) é um caminho iniciático a ser trilhado no interior de cada ser humano. O Apocalipse é aqui e agora.


\\\***///


FAVELA GÓTICA liberado na íntegra no site da Verlidelas Editora:

Durante esse período de pandemia, em meio a tantas incertezas, temos uma única garantia: a de que nada será como antes. Estamos todos tendo a oportunidade preciosa de participar ativamente na reconstrução de um mundo novo, mais luminoso e solidário.

O livro Favela Gótica fala justamente sobre “a monstruosidade essencial do cotidiano”, em uma história cheia de suspense, fantasia e aventura. Ao nos tornamos mais conscientes das sombras que existem em nossa sociedade, seremos mais capazes, assim como a protagonista Liana, de trilhar um caminho coletivo das Trevas para a Luz.

A versão física de Favela Gótica está à venda no site da Verlidelas, mas – na tentativa de proporcionar entretenimento a todos durante a quarentena – o autor e a editora estão disponibilizando gratuitamente, inclusive para download, o PDF de todo o livro.

Fique à vontade para repassar o arquivo para amigos e parentes.

Leia ou baixe todo o livro no link abaixo:

Link do livro no SKOOB:

Book trailer


Entrevista sobre o livro na FM Cultura




2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...