segunda-feira, 22 de março de 2021

ULTRALUZIDIOGRAVITACIONAL – Rogério Puerta

 


Li com crescente angústia os dois contos que compõem esse petardo literário enigmaticamente intitulado “Ultraluzidiogravitacional”. A prosa de Rogério Puerta é instigante e absolutamente original, uma voz literária de timbres únicos e inconfundíveis, onde se mesclam em generosas proporções a erudição linguística, o pessimismo existencialista e um improvável e quase inconsciente lirismo, que muitas vezes nos dão a impressão de estarmos lendo uma poesia em prosa.

 É muito interessante a maneira como Puerta aborda as grandes tragédias e misérias humanas, com um distanciamento frio e analítico que geram uma espécie de choque térmico no leitor. Até por conta da temática de ficção científica das histórias, tive por vezes a impressão de estar lendo um texto produzido por uma “engine” literária, uma espécie de inteligência artificial emulando a expressão humana da escrita. Devido a sua própria originalidade, imagino que a leitura desse livro não irá agradar a todos. Contudo não consigo imaginar de forma alguma alguém dizendo, a respeito dessa obra: “Já li outros livros parecidos.” Palmas e vivas para o autor, portanto, por sua corajosa autenticidade literária.

 O livro abre com “O brusco cessar da cacofonia humana”, que narra um cataclismo ocorrido em um futuro próximo, que deixa um único sobrevivente, Kayo, em meio a nove bilhões de seres humanos exterminados:

 “Algum risco e atrevimento lhe seria recomendável para sua imprescindível manutenção enquanto único ser humano a respirar o ar do planeta Terra.”

 Tive a impressão de captar algo da visão de mundo do autor, expressa em dois temas recorrentes: a celebração do Princípio do Prazer e o repúdio a toda e qualquer religiosidade.

 “Enquanto sentisse algum prazer, mínimo que fosse, a luta valeria a pena, ao final sempre valeria as penas.”

 “A Humanidade não se mostrou capacitada, jamais evoluiu ou abandonou ainda que parcialmente os seus deletérios e perigosos conceitos místicos e esotéricos, jamais se permitiu a contento aos sobrevoos livres de consciência plena, o raciocinar abrangente e desimpedido das mentes aclaradas e límpidas libertas da castração e dúvida gerada pela fé.”

 A história seguinte é “Covid-19/666”, que como o próprio título indica tem como tema a pandemia do novo coronavírus, que é poeticamente descrito pelo autor como:

 “O vírus portador de eutanásia.”

 Um escritor precisa ter coragem para escrever uma história de ficção sobre um tema contemporâneo tão polêmico e cujas repercussões ainda estão longe de serem conhecidas de forma mais ampla. Mais uma vez, portanto, palmas e vivas para Rogério Puerta!

 Uma sacação que achei muito interessante foi a de virar o tema apocalíptico de ponta-cabeça, pela concepção da figura do “Antissatã”:

 “Satã salivando em gozo e expectativa haveria de expor cenário simultâneo onde um Antissatã lamentaria o peso da derrota em justa e equânime queda de braço.”

 O tema mórbido e pesado não impede o autor de nos brindar, aqui e ali, com a fina ironia que consegue nos arrancar um sorriso dos lábios:

 “É muito bom morar no Brasil de vez em quando.”

 E viva Rogério Puerta! E viva nossa Literatura Brasileira!


 “Ultraluzidiogravitacional” está disponível para download no Recanto das Letras:

https://recantodasletras.com.br/e-livros/7170722

 Livros de Rogério Puerta na Amazon:

https://www.amazon.com.br/Loja-Kindle-Rog%C3%A9rio-Puerta/s?rh=n%3A5308307011%2Cp_27%3ARog%C3%A9rio+Puerta

 

\\\***///

 


FAVELA GÓTICA liberado na íntegra no site da Verlidelas Editora:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Durante esse período de pandemia, em meio a tantas incertezas, temos uma única garantia: a de que nada será como antes. Estamos todos tendo a oportunidade preciosa de participar ativamente na reconstrução de um mundo novo, mais luminoso e solidário.

 

O livro Favela Gótica fala justamente sobre “a monstruosidade essencial do cotidiano”, em uma história cheia de suspense, fantasia e aventura. Ao nos tornamos mais conscientes das sombras que existem em nossa sociedade, seremos mais capazes, assim como a protagonista Liana, de trilhar um caminho coletivo das Trevas para a Luz.

 

A versão física de Favela Gótica está à venda no site da Verlidelas, mas – na tentativa de proporcionar entretenimento a todos durante a quarentena – o autor e a editora estão disponibilizando gratuitamente, inclusive para download, o PDF de todo o livro.

 

Fique à vontade para repassar o arquivo para amigos e parentes.

 

Leia ou baixe todo o livro no link abaixo:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Link do livro no SKOOB:

https://www.skoob.com.br/livro/840734ED845858

 

Book trailer

https://youtu.be/FjoydccxJGA


 

Entrevista sobre o livro na FM Cultura

https://youtu.be/IuZBWIBYeHE



  

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...