quinta-feira, 25 de março de 2021

A LESTE DOS HOMENS – Políbio Alves


 Por sincronicidade, terminei a leitura de “A Leste dos Homens” no mesmo dia em que tomei conhecimento do prêmio literário que homenageia o escritor e poeta Políbio Alves (https://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/prefeitura-abre-inscricoes-para-premio-literario-que-homenageia-polibio-alves/). Homenagem mais que merecida a esse artista tão inquieto e inquietante, que ainda ousa fazer da Literatura um jeito de bulir na alma da gente.

 Esse, aliás, é o terceiro livro que leio do autor, o que já me faz merecedor de uma vaga no Fã Clube Políbio Alves! O primeiro foi o espetacular livro de contos “Os Ratos Amestrados Fazem Acrobacias ao Amanhecer” (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2020/02/os-ratos-amestrados-fazem-acrobacias-ao.html), que me pegou completamente de surpresa com sua semiótica agreste e hermética, tal qual um mandacaru selvagem que inesperadamente nos brinda com uma bela flor. Em seguida li “Acendedor de Relâmpagos” (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2020/05/acendedor-de-relampagos-polibio-alves.html), livro de poemas afiados e cortantes como uma “faca só lâmina”.

 Por isso é que me aproximei de “A Leste dos Homens” com a cautela de um capoeirista que adentra uma terra alheia, que promete inúmeros perigos. Não à toa, pois eu já sabia que o livro contém relatos das atrocidades cometidas durante a ditadura militar em nosso país. Relatos ainda mais veementes por ter sido o próprio Políbio preso e torturado em 1968, “logo após a passeata dos 100 mil, por ter se indignado com o assassinato de seu colega, o estudante Edson Luís, assassinado com um tiro no coração no restaurante Calabouço.”

 É certo que minha apreensão (e curiosidade) só fez aumentar ao ler as palavras de advertência com as quais o autor me brindou (e honrou), junto com o seu autógrafo:

 “Fabio Shiva, querido escritor, aqui dentro tem (há) coisas inimagináveis.”

 Logo em seguida, em letras impressas, novo aviso reforça a impressão de estarmos adentrando um inferno literário:

 “Não leia essa escrita. Ela incomoda. E muito. Por favor, não me pergunte sobre esse livro. Enunciá-lo, nunca.”

 Que posso dizer sobre essa leitura? Coisa mais difícil é tentar fazer um texto de Políbio Alves caber em rótulos. Melhor deixar que o próprio autor diga a que veio sua obra:

 “Escrevo para não morrer de silêncio.”

 E é quanto basta. Se quiser saber mais, atreva-se também a ler “A Leste dos Homens”.

 

\\\***///


 

FAVELA GÓTICA liberado na íntegra no site da Verlidelas Editora:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Durante esse período de pandemia, em meio a tantas incertezas, temos uma única garantia: a de que nada será como antes. Estamos todos tendo a oportunidade preciosa de participar ativamente na reconstrução de um mundo novo, mais luminoso e solidário.

 

O livro Favela Gótica fala justamente sobre “a monstruosidade essencial do cotidiano”, em uma história cheia de suspense, fantasia e aventura. Ao nos tornamos mais conscientes das sombras que existem em nossa sociedade, seremos mais capazes, assim como a protagonista Liana, de trilhar um caminho coletivo das Trevas para a Luz.

 

A versão física de Favela Gótica está à venda no site da Verlidelas, mas – na tentativa de proporcionar entretenimento a todos durante a quarentena – o autor e a editora estão disponibilizando gratuitamente, inclusive para download, o PDF de todo o livro.

 

Fique à vontade para repassar o arquivo para amigos e parentes.

 

Leia ou baixe todo o livro no link abaixo:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Link do livro no SKOOB:

https://www.skoob.com.br/livro/840734ED845858

 

Book trailer

https://youtu.be/FjoydccxJGA


 

Entrevista sobre o livro na FM Cultura

https://youtu.be/IuZBWIBYeHE


  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...