sábado, 27 de março de 2021

PERRY RHODAN: INVASÃO ESPACIAL (P007) – Clark Darlton



Dessa vez Perry Rhodan, à frente de seu recém-criado Exército de Mutantes, precisa fazer frente à ameaça dos DI, os Deformadores Individuais:

“Bem à frente dele, a menos de dois metros de distância, estavam dois dos monstros extraterrenos, cujo objetivo era a conquista da Terra. Não, nem era isso. Destruiriam a Terra sem a menor contemplação, já que não precisavam dela. Simplesmente não toleravam a existência de qualquer outra raça. Seus atos eram comandados pelo instinto da destruição.”

Tirando a parte dos “monstros extraterrenos”, bem que o autor Clark Darlton poderia estar se referindo ao comportamento da própria espécie humana...

Os DI seguem a linha dos “Invasores de Corpos”, história de ficção científica e horror de Jack Finney publicada em 1954, que em 1978 foi transformada em um filme de grande sucesso (https://youtu.be/vc_0dlmSq7I). Não é impossível, portanto, que os criadores da série Perry Rhodan, que começou a ser publicada no começo da década de 1960, já tivessem lido a história de Finney. Contudo, uma vez que foram capazes de conceber um exército de mutantes antes dos X-Men da Marvel, tenho para mim que as semelhanças entre os DI e os Invasores de Corpos não passa de coincidência.



Perry Rhodan, como uma série semanal (ou quinzenal) escrita por vários autores, meio que a toque de caixa, inevitavelmente apresenta em alguns momentos a impressão de que a história poderia ser um pouco mais elaborada. O próprio Darlton parece ter ficado especialmente consciente disso ao fazer esse comentário:

“Tudo isso parecia confuso, mas não deixava de ser convincente.”

Pois de fato, apesar dessas ocasionais confusões, as histórias são muito envolventes, sobretudo quando as lemos hoje, décadas depois de terem sido escritas. Há passagens de notável presciência, que me fazem cada vez mais ter a convicção de que a saga de Perry Rhodan foi inspirada à humanidade como forma de facilitar e acelerar o processo de Transição Planetária. Um belo exemplo disso está nessa fala do protagonista da série, que propõe uma radical reestruturação econômica, transformando a indústria bélica em uma indústria espacial:

“Já nâo é segredo que as guerras e as atividades armamentistas são responsáveis por boa parte do bem-estar material dos povos. Isto pode parecer cínico, mas não passa duma constatação objetiva. Por isso devemos continuar a guiar nossa atuação por esse princípio consagrado, com a única diferença de que nossos esforços não mais serão dirigidos aos preparativos para a guerra, mas a um objetivo inteiramente diferente: a frota espacial. A economia mundial pode beneficiar-se com um empreendimento desse tipo. Novas indústrias surgirão, todos os homens encontrarão trabalho. Será necessário criar fábricas e usinas, e teremos de encontrar meios de produzir matérias-primas e peças até então desconhecidas. É aí que residem as vantagens de natureza puramente econômica.”

Ainda mais explícita, nesse sentido, é a formulação de que a humanidade só poderá sobreviver se abandonar suas tacanhas concepções patrióticas, que insistem em dividir o mundo em várias facções antagônicas:

“Qualquer homem que se deixasse envolver por motivos nacionalistas, mesmo que só em pensamento, seria um criminoso perante a humanidade. A tolice de um único homem pode abalar a união que finalmente foi alcançada. De qualquer maneira alguns decênios se passarão antes que toda a desconfiança seja eliminada.”

Uma bela surpresa que tive nesse episódio foi uma primeira formulação de ordem espiritual, que na história foi proferida pelo arcônida Crest:

“— Nas últimas semanas fiquei pensando muito sobre se o universo é governado pelo acaso ou pelo destino — disse em tom tranquilo. — Quase chego a dar a primazia ao destino. Como não deve ser imenso e inconcebível o ser que move os fios...”

E viva Perry Rhodan!



\\\***///


 

FAVELA GÓTICA liberado na íntegra no site da Verlidelas Editora:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Durante esse período de pandemia, em meio a tantas incertezas, temos uma única garantia: a de que nada será como antes. Estamos todos tendo a oportunidade preciosa de participar ativamente na reconstrução de um mundo novo, mais luminoso e solidário.

 

O livro Favela Gótica fala justamente sobre “a monstruosidade essencial do cotidiano”, em uma história cheia de suspense, fantasia e aventura. Ao nos tornamos mais conscientes das sombras que existem em nossa sociedade, seremos mais capazes, assim como a protagonista Liana, de trilhar um caminho coletivo das Trevas para a Luz.

 

A versão física de Favela Gótica está à venda no site da Verlidelas, mas – na tentativa de proporcionar entretenimento a todos durante a quarentena – o autor e a editora estão disponibilizando gratuitamente, inclusive para download, o PDF de todo o livro.

 

Fique à vontade para repassar o arquivo para amigos e parentes.

 

Leia ou baixe todo o livro no link abaixo:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Link do livro no SKOOB:

https://www.skoob.com.br/livro/840734ED845858

 

Book trailer

https://youtu.be/FjoydccxJGA


 

Entrevista sobre o livro na FM Cultura

https://youtu.be/IuZBWIBYeHE

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...