quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

DESCUBRA A SUA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL LENDO ESSES POEMAS DE YOGANANDA

 


Resenha do livro “SUSSURROS DA ETERNIDADE”, de Paramahansa Yogananda


Li esse livro sublime pela segunda vez, uma ou duas páginas por dia, ao longo de meses de extasiada leitura. Dessa vez ficou mais evidente o conselho de Paramahansa Yogananda em seu belíssimo poema “Quando eu for somente um sonho”. Yogananda sugere a seus discípulos que leiam esse livro em particular, dentre toda a sua vasta e maravilhosa bibliografia, como forma de sintonizar com o guru depois que ele não estivesse mais presente na Terra em seu corpo físico:

Quando não mais puderes me falar,

Lê meus "Sussurros da Eternidade";

Por meio deles, falarei contigo eternamente.

 

A impressão que tive foi a de que em seus demais textos Yoganandaji escreve principalmente para o benefício de seus discípulos, das pessoas “comuns” que tiverem a ventura de ler algo que ele escreveu. Já em “Sussurros da Eternidade” Yogananda deixa as vastas emoções de sua alma fluírem livremente em um arrebatador canto de Amor à Mãe Divina. Talvez por isso aqui encontremos a essência mais pura do Mestre, o que possibilita uma conexão mais direta e potente com os seus ensinamentos.

Outra diferença importante é que a maioria dos textos de Yogananda está em prosa, na forma de palestras e dissertações. Já em “Sussurros da Eternidade” temos poemas e orações de grande lirismo, com profunda linguagem simbólica. É a linguagem da Poesia que permite sintetizar e expressar o Indizível. Paramahansaji sussurra em segredo, no âmago do coração de seus leitores. Nessa segunda leitura, ainda um pouco dificultada pela barreira do idioma (estou lendo a edição argentina, belamente traduzida como “Susurros de La Madre Eterna”), tive a sensação inebriante de captar um pouco do perfume que emana da alma de Yogananda. Sinto que à medida em que eu mesmo for evoluindo e me burilando nesse mundo de meu Deus, ficarei melhor “alfabetizado” para acessar cada vez mais a fina poética de Gurudeva.

Por sincronicidade, essa semana foi postado o vídeo com a resenha que fiz da primeira leitura (que foi apresentada em maio de 2023 no quadro Atmosfera Literária, da rádio 102 FM de Além Paraíba):  


 

https://youtu.be/kuaVrNbv3Do


E o poema citado acima segue na íntegra:

 

QUANDO EU FOR SOMENTE UM SONHO


Por PARAMAHANSA YOGANANDA

 
Venho para falar Dele a todos,
De como guardá-Lo no peito
E da disciplina que atrai Sua graça.
A ti, que me pediste
Guiar-te à presença do meu Bem-amado,
Com minha silenciosa mente te advertirei,
Ou falarei contigo, através de um doce e expressivo olhar,
Sussurrarei baixinho com a voz do meu amor,
Ou te alertarei em voz alta quanto te afastares Dele.
Mas quando eu me tornar apenas uma lembrança
Ou imagem mental, ou voz silenciosa,
Quando nenhum apelo terrestre revelar
Meu paradeiro no espaço insondável,
Quando nenhuma leve súplica ou ordem severa
Trouxer de mim uma resposta,
Sorrirei na tua mente quando estiveres certo,
E quando errares, chorarei através de meus olhos,
Fitando-te veladamente na escuridão.
E chorarei através de teus olhos talvez;
E murmurarei através de tua consciência,
E raciocinarei contigo usando da tua razão,
E amarei todos através do teu amor.
Quando não mais puderes me falar,
Lê meus "Sussurros da Eternidade";
Por meio deles, falarei contigo eternamente.
Incógnito, caminharei a teu lado
Protegendo-te com braços invisíveis.
E assim que conheceres o meu Bem-amado
E ouvires a Sua voz no silêncio,
Reconhecer-me-ás novamente, mais tangível
Do que me conheceste na Terra.
Mas quando eu for somente um sonho para ti,
Voltarei para te lembrar que também não passas
De um sonho do meu Bem-amado Celestial.
E quando souberes que és um sonho, como eu agora sei,
Estaremos despertos Nele para sempre.

Jai Guru!



 

\\\***///

 

FABIO SHIVA é músico, escritor e produtor cultural. Autor de “Favela Gótica” (https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica), “Diário de um Imago” (https://www.amazon.com.br/dp/B07Z5CBTQ3) e “O Sincronicídio” (https://www.amazon.com.br/Sincronic%C3%ADdio-sexo-morte-revela%C3%A7%C3%B5es-transcendentais-ebook/dp/B09L69CN1J/). Coautor e roteirista de “ANUNNAKI - Mensageiros do Vento” (https://youtu.be/bBkdLzya3B4).

 

Facebook: https://www.facebook.com/fabioshivaprosaepoesia

Instagram: https://www.instagram.com/fabioshivaprosaepoesia/

 


MEDITAÇÃO PARA CRIANÇAS é um livro infantil todo escrito em versos rimados que ensina de forma lúdica e fácil a prática da meditação.

Você pode adquirir o livro físico por R$ 30,00 (frete incluído):

PIX: fabiolacampos11@hotmail.com

Envie o comprovante e o seu endereço pelo WhatsApp: (71) 99649-9442 (Fabíola e Fabio).

 

O PDF do livro está disponível gratuitamente no site da Verlidelas Editora:

https://www.verlidelas.com/product-page/medita%C3%A7%C3%A3o-para-crian%C3%A7as

 

O livro foi adaptado para esse vídeo (com exceção do conto “A Menininha Azul”):

https://youtu.be/uyuY8KEdlJE


 

Jai Gurudev! Babaji Om!

 

“Quando um milhão de crianças aprender a meditar, o mundo será transformado.”

https://youtu.be/V5M0J88Bj9I

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...