quinta-feira, 21 de agosto de 2025

O SPOILER É O LOBO DO LOBISOMEM (OBS: NÃO CONTÉM SPOILERS!)

 


Resenha do livro A HORA DO LOBISOMEM de Stephen King

O ano era 1985. Na esteira do sucesso de “A Hora do Espanto” (Fright Night - https://youtu.be/uWpm0xRnmiA), todos os filmes de terror lançados por esse período traziam no título o inevitável prefixo “A Hora de...”. Esse foi o caso de dois filmes inspirados em livros de Stephen King: “A Hora da Zona Morta” (The Dead Zone, que apesar de lançado em 1983, só saiu no Brasil em 1987 - https://youtu.be/1TlwDdAiwWw) e “A Hora do Lobisomem” (Silver Bullet - https://youtu.be/s6b3-62-De8), título que se manteve também na edição brasileira do livro (Cycle of the Werewolf no original em inglês).



 

Quanto ao filme, meu colega Tonico foi assistir logo à sessão de estreia, no final de 1985. E no dia seguinte, na escola, ele veio me contar às gargalhadas:

– Quando saí do cinema, tinha uma fila enorme esperando para entrar. Daí eu gritei bem alto: O LOBISOMEM É FULANO!!!


Lembro que fiquei olhando para a cara dele, estarrecido por tamanha demonstração de espírito de porco. E me perguntei se ele tinha consciência, ou se ao menos se importava, com o fato de ter estragado o filme para mim também. Nessa época, cursando a sétima série, eu o considerava um de meus melhores amigos. Logo em seguida mudei de colégio e perdemos contato. Hoje, tantos anos depois, essa é uma das poucas lembranças que me restam dele.

Seja como for, dois anos depois eu me tornei um leitor apaixonado por Stephen King, lendo tudo dele que eu pudesse pôr as mãos em cima. Menos “A Hora do Lobisomem”, que continuou me provocando aversão por muito tempo.

Verdade seja dita, nunca me liguei muito no tema do lobisomem. Por motivos semelhantes também não li “Cujo” e “A Incendiária”, que junto com “A Hora do Lobisomem” são considerados livros menores nessa fase inicial (e extremamente criativa) de Stephen King. Quanto ao lobisomem, tive a oportunidade de rever o meu desprezo por essa criatura mítica quando andei por um matagal à noite. E finalmente pude acessar o tema de uma forma que considero bastante feliz, em meu próprio livro, “Favela Gótica” (https://youtu.be/FjoydccxJGA).

 


Recentemente o querido professor Carlinhos disponibilizou um exemplar de “A Hora do Lobisomem” em seu projeto “Livros na Rede”, e vi que essa hora havia chegado para mim. A melhor surpresa do livro são as ilustrações de Bernie Wrightson, que todo fã de quadrinhos conhece e admira como cocriador do Monstro do Pântano (junto com o roteirista Len Wein). Desconfio que as belas paisagens de Wrightson feitas para o livro de King cumpram principalmente o indigno papel de encher páginas, pois a história em si é bem curta. O estilo da narrativa é direto, sem espaço para digressões, ao contrário da maioria dos livros de Stephen King, tido como um autor bastante prolixo. A trama é legalzinha, nada espetacular.

Mas o que me marcou nessa leitura foi mesmo a cena da revelação da identidade do lobisomem, que considerei anticlimática ao extremo. É difícil julgar com isenção, tendo em vista que eu já sabia o que seria revelado. O resultado foi que senti novamente raiva de meu antigo colega de escola, por ter rido às minhas custas por conta de um spoiler tão chinfrim!


 

  

\\\***///

 

Fabio Shiva é músico, escritor e produtor cultural. Fundador da banda Imago Mortis. Coautor e roteirista de ANUNNAKI - Mensageiros do Vento, primeira ópera rock em desenho animado produzida no Brasil. Publicou livros de gêneros diversos: romance policial, ficção especulativa, contos, crônicas, infantojuvenil e poesia, além de várias antologias poéticas como organizador. Ghost Writer com seis livros publicados. Idealizador e proponente de diversos projetos aprovados em editais públicos, como Oficina de Muita Música!, Gaia Canta Paz, Pé de Poesia, Doce Poesia Doce, Poesia de Botão, Gincana da Poesia e P.U.L.A. (Passe Um Livro Adiante). Autor convidado na Bienal do Livro Bahia 2022 e da FLIPO Castro Alves 2025. Desde 2023 atua à frente da Natesha Editora.

 

Facebook: https://www.facebook.com/fabioshivaprosaepoesia

Instagram: https://www.instagram.com/fabioshivaprosaepoesia/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...