quarta-feira, 18 de maio de 2011

UMA ESTRANHA SIMETRIA - Audrey Niffenegger



Um segredo envolve o afastamento das irmãs gêmeas Elspeth e Edie, quando moças, Elspeth vai para Londres e Edie fica nos Estados Unidos. Edie tem filhas gêmeas: Valentina e Júlia.

Anos depois, Eslpeth, ao saber que sofre de uma doença incurável faz um testamento deixando tudo para as sobrinhas gêmeas. Entre os bens está um apartamento que faz divisa com o famoso cemitério londrino Highgate. O testamento reza que Júlia e Valentina devem morar nele assim que completarem a maioridade por um ano ininterrupto e que seus pais não poderiam entrar lá. Estranho, não?

Ao se mudarem elas conhecem Robert, amante de Eslpeth, trabalhador voluntário como guia turístico no Cemitério de Highgate que mora no apartamento debaixo do dela. Também conhecem Martin que mora no apartamento de cima, sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo por limpeza e está recém separado. Ambos, cada um ao seu modo terão grande importância na vida das gêmeas e vice-versa.

Na orelha do livro é dito: "Eslpeth se torna um fantasma porque, ao morrer, não quer ir embora." Todavia, é um fantasma que não consegue sair do seu apartamento. Com o passar do tempo consegue se comunicar com as gêmeas e Robert, e, certa ideia de Valentina que precisaria da ajuda da Tia Espeth, quer dizer, do seu fantasma, e de Robert para colocá-la em prática sem o conhecimento de Júlia é o centro da história. Ideia no mínimo, impressionante, e suas consequências...

As gêmeas Valentina e Júlia têm personalidades muito diferentes. Valentina é insegura e indecisa enquanto Júlia é decidida e atirada o que lhe permite ter uma forte ascensão sobre a irmã, além disso, Valentina tem a saúde frágil. Essa situação de causa e dependência é o vínculo mais forte entre elas.

A autora é tão instigante quanto ao que se refere ao Cemitério de Highgate que ele se torna uma atração à parte, é um local que tem a força de um personagem. Os passeios turísticos pelo cemitério narrados no livro e alguns enterros são passagens marcantes. Eu interrompi a leitura mais de uma vez para buscar imagens sobre ele. É fantástico e assombroso!

Um clima de suspense está presente na história do princípio ao fim e à medida que os mistérios vão sendo revelados o leitor se sente cada vez mais e mais envolvido por ela. A narração é leve e cativante e é feita pelos próprios personagens.

Livro mais que recomendado! :)

Dados do livro: Ed. Objetiva - Selo Suma de Letras, ficção e suspense, ISBN: 9788560280797



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...