quarta-feira, 1 de junho de 2011

COMO FAZER UMA BOA RESENHA?


Queridas e queridos,

Muitas pessoas têm demonstrado interesse em escrever resenhas, mas se sentem inibidas ou não sabem muito bem por onde começar.

Por esse motivo abri este post para uma troca de ideias a respeito. O título está intencionalmente na interrogativa para mostrar que não existem soluções prontas ou fórmulas definitivas. E também que as perguntas são sempre mais interessantes que as respostas!

Convido todos a compartilharem aqui suas dicas, dúvidas, aprendizados, questionamentos e descobertas.

Vamos juntos escrever resenhas cada vez melhores!!!



O que torna uma resenha boa?

Em minha opinião uma boa resenha deve ser útil e agradável tanto para quem escreve quanto para quem lê.

É claro que não estamos falando de resenhas “profissionais”, escritas sob encomenda para jornais ou suplementos literários, onde existe a obrigação de passar a informação de maneira completa, incluindo detalhes como editora, preço de venda do livro etc.

Em nosso caso, o importante mesmo é que a resenha possa somar à leitura, acrescentar valor ao livro que se acabou de ler. Como isso pode ser feito?

Eu gosto de fazer algumas perguntas para mim mesmo, como uma espécie de “roteiro” para a resenha:

* Eu gostei ou não de ler esse livro?

* O que a leitura desse livro acrescentou à minha vida?

* Qual é a “essência” do livro?

* O que será que o autor quis passar com esse livro?

* Qual a visão de mundo do autor?

* Com base na leitura do livro, é possível perceber algo da personalidade do autor?

* Caso eu tenha lido outros livros do mesmo autor ou outros livros do mesmo gênero, que comparação é possível fazer entre esse livro e outros?

* O que eu gostaria de lembrar a respeito desse livro daqui a cinco ou dez anos?


Essas perguntas podem variar bastante, de acordo com os interesses de quem estiver fazendo a resenha. Pois existem vários motivos para se ler um livro: diversão, aprendizado, crescimento, obrigação, hábito.

Independente das perguntas (e das respostas para essas perguntas), o simples exercício de formulá-las amplia em muito a nossa capacidade de retirar o máximo da leitura.

Desde que comecei a escrever resenhas dos livros que leio, sinto que estou cada vez mais atento a detalhes que antes nem percebia. O próprio ato de escrever a resenha, por outro lado, é um excelente reforço para a memória e ajuda a fixar a leitura.

Resumindo: escrever resenhas faz bem à saúde!!!


Cuidados para com quem vai ler a resenha

Como eu mencionei acima, acho que uma boa resenha é aquela que serve tanto para quem escreveu quanto para quem a lê.

Essa é uma consideração importante quando vamos escrever uma resenha para ser postada. Pois se formos seguir unicamente o critério de usar a resenha fazer uma referência pessoal a respeito do livro, acabaremos sendo de pouca serventia para as outras pessoas.

Esse cuidado com quem vai ler uma resenha que escrevemos pode ser traduzido em duas atitudes opostas: as coisas que escrevemos e as que deixamos de escrever em uma resenha em benefício dos outros.

As coisas que escrevemos para os outros em uma resenha são aquelas que para quem leu o livro são óbvias ou desnecessárias, mas que fazem falta para quem ainda não leu. Um resumo da história, uma contextualizada a respeito do livro, do autor ou dos personagens e qualquer informação a mais que inserimos em uma resenha se enquadra nessa categoria.

E por fim, mas não menos importante, é aquilo que deixamos de incluir em uma resenha por consideração às outras pessoas. Surpresas na trama e pontos cruciais da história (como a revelação da identidade do assassino em um romance policial) fazem parte dessa categoria.

E o ponto mais fascinante, nessa troca literária, é quando postamos uma resenha sobre um determinado livro e recebemos em troca o olhar do outro a respeito daquele mesmo livro, um olhar que às vezes é tão diferente, às vezes é tão semelhante ao nosso, mas que sempre é complementar e muito precioso!

9 comentários:

  1. Muito legal o tópico.


    Penso que uma resenha deve se afastar da sinopse do livro - não deve conter spoiler e ao final deve aparacer um comentário mais pessoal.

    ResponderExcluir
  2. Falou pouco e disse tudo, hem Rafha!

    Parabéns pelo admirável poder de síntese!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post ;*
    Achei muito interessante e util.
    Ah, e obrigada de coração pelo comentário no post esclarecimento.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  4. Pertinentíssimo post, Fabio. E concordo com você quando diz que a resenha é um ótimo exercício de fixação da história. Além disso, auxilia muito na prática da redação, coisa que é penosa para muitos de nós (incluo-me nisso). Já gostava desse tópico lá na comunidade, gostei mais ainda das considerações que você acrescentou. Valeu muito.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo artigo, me acrescentou muita informação importante. Obrigada xD

    ResponderExcluir
  6. Muito boa sua postagem...ameiii!!!

    Tenho vício de antes de ler a obra saber um pouco sobre a biografia, estilo literário e trajetória do autor. Isso ajuda muito a entender certos vícios literários, digamos assim ahah, e o próprio entendimento da obra e sua essência.

    Saramago por exemplo, com seus enormes parágrafos sem pontuação, pode parecer estranho e tornar-se uma leitura enfadonha para quem não sabe que isso é uma característica do autor.
    Dostô com sua compulsão em jogo e suas enormes dívidas, o que gerou obras praticamente autobiográficas...
    Charles Bukowski com seus vícios em alcool, cavalos, orgias, mulheres, e seu viés de desconstrutor chulo do herói americano, que se espelhou em muitas de suas obras através de um alter ego.
    Adoro fazer e ler resenhas, aliás para mim já virou um vício. ahaha Como também amo ler visões diferentes e acrescentar reflexões sobre ao que me ceguei.

    Acredito que exista sim uma regra de importâncias individuais a que devemos procurar seguir quando as escrevemos, e que depois de alguns exercícios já se tornam automáticas. Porém o mais importante é a alegria em escrevê-las. Essas sim da forma com que vierem, pequenas e incompletas ou não, são capazes de além de acrescentar, emocionar a quem lê, assim como a obra nos emocionou, pois estão munidas do principal...a sua melhor essência...o amor pela leitura.
    Ixe...falei demais..ahaha

    ResponderExcluir
  7. Valeu demais pelos lindos comentários!

    ResponderExcluir

  8. Olá amigos, produtos de seu interesse ainda estão disponíveis.
    Aproveite esta oportunidade!
    O SEU SUCESSO SÓ DEPENDE DE VOCÊ!


    ESTES SÃO OS DOIS MAIORES LIVROS QUE MAIS CRESCEM EM TODO O MUNDO


    Determinação o pensamento positivo
    A forma exata de criar uma ideia e torna-la real em sua vida!
    ADQUIRA JÁ ESTE LIVRO!
    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/6985578/determinacao-o-pensamento-positivo/







    CHAMAM-ME LENE ESTOU VIVENDO UM GRANDE AMOR
    O TESTEMUNHO REAL QUE VAI MUDAR A SUA VIDA
    ADQUIRA JÁ O SEU!

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/7003798/chamam-me-lene-estou-vivendo-um-grande/











    *

    ResponderExcluir
  9. adorei a sua publicação me ajudou e muito na primeira resenha que fiz. Obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...