quinta-feira, 2 de junho de 2011

Entre o caminho para escola e o regresso ao lar, 3096 dias de distância


Esta é a história contada por Natascha Kampusch, refém sobrevivente do maior seqüestro da historia de que se tem notícia. A obra, autobiográfica, retrata as fases da vida da menina/mulher, que após afastada do âmbito familiar, tentou se adequar a um mundo criado por um outro – aquém da realidade e beirando a loucura. Aquela que poderia ser narrada como ficção, nada mais foi do que um relato de quem viveu na pele as marcas da separação, da opressão, e da força de uma pessoa descontrolada psicologicamente exercida dia apos dia.
Aos 10 anos, com um mundo de possibilidades pela frente, encabeçado pelo sonho de ser atriz e de ganhar a independência de seus 18 anos, foi raptada em uma caminhonete branca a caminho da escola por um homem denominado posteriormente de Wolfgang Priklopil – um daqueles psicopatas sociais que circundam a nossa existência e se passam por normais.
Para narrar toda sua experiência, Natasha descreve o livro em três momentos distintos: no início, descreve seu relacionamento com a família e os espaços que preenchem suas memórias de criança - lembranças que auxiliam na identificação do seu espaço durante o cativeiro e da representação de sua identidade; em um segundo momento, estabelece o relacionamento com o sequestrador e como se deu a construção do cativeiro – do físico ao psíquico, do cativeiro do corpo ao cativeiro da alma; por fim, no terceiro momento, narra os acontecimentos finais desta fase – quais conseqüências e rumos tomaram sua vida, de sua família e do sequestrador.
Este, que até então seria condenado pela sociedade, revela-se ponto de conexão entre a vítima e o mundo exterior, ganhando deste modo importância e forçando uma necessidade de presença para com a seqüestrada. Através de uma narrativa crítica, ela tenta definir os comportamentos adotados pelo homem e por si durante os anos que se estabeleceram e as conseqüências destas para sua vida. 
Detalha sua trajetória no cativeiro e como as constantes ameaças de Wolfgang Priklopil construíram em sua vida limites psíquicos mais reais e fortes que as barreiras físicas que a separavam do mundo exterior. Descreve através da temporalidade, como os laços da menina, transformada em mulher, fortaleciam também os laços simbólicos com a condição instituída, aprisionando-a além das paredes.
Reflete com certa propriedade as vertentes assumidas pelo criminoso. O "vilão", se é que assim pode ser chamado, é humanizado através das palavras da autora, quando esta percebe nele um ser humano dotado de sentimentos e vontades - mesmo assumindo uma postura fora do comum, não merece ser julgado única e exclusivamente como culpado.
Os conflitos psicológicos são estabelecidos e revelados ao leitor através das linhas do texto, o que permite uma maior aproximação da realidade vivida. O leitor vive o terror psicológico instituído através de ameaças constantes e agressões físicas do malfeitor à vítima. Na condição de espectador, a torcida pela liberdade é gritante a todo o momento e o sentimento da incapacidade de interferir nesta história é também marcante. É importante destacar que a concepção de independência estabelecida em seus 18 anos, antes mesmo de imaginar ser raptada, acaba se transformando no ponto restaurador de sua liberdade, um compromisso assumido que concretizaria a nova reviravolta de sua vida.
A angústia descrita por Natascha faz com que o fim seja o momento mais esperado da narrativa – no intuito de possibilitar a sua liberdade e a do próprio leitor, que a esta altura está preso ao livro e a necessidade de conhecer com detalhes o fim da história sem os estardalhaços da mídia. Final este, que ganharia contornos de grandes clássicos literários se não fosse em essência um final tragicamente real.

2 comentários:

  1. Muito boa resenha de uma impressionante história da vida real!

    ResponderExcluir
  2. Ah, adorei a sua resenha ;* Esse livro já está a bastante tempo na minha estante, só preciso arrumar tempo para lê-lo 'Haha

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...