segunda-feira, 27 de junho de 2011

Resenha: "A bússola de ouro", de Philip Pullman



A Bússola de Ouro é o primeiro livro da série Fronteiras do Universo de Philip Pullman. A história se passa num mundo paralelo e, aparentemente, muito parecido ao nosso, porém, com diferenças significativas: as pessoas têm dimons (daemons), animais ligados diretamente a elas que são nada menos que sua alma, ursos guerreiros de armadura (panserbjornes) que vivem no Norte, vários clãs de feiticeiras, os gípcios, que são famílias que vivem em barcos como uma comunidade.

Nesse livro, Philip Pullman conta a história de Lyra, uma menina de forte caráter e muita coragem e ambição que, na maioria das vezes, chega a ser “selvagem” e mal educada. Ela vive na Faculdade Jordan, em Oxford, e é criada pelos catedráticos que trabalham lá, pois seu tio, Lorde Asriel, é sua única família e está sempre viajando a trabalho.Lyra não é como as outras meninas de sua idade: uma líder nata, ela gosta de brincar com seu melhor amigo, Roger, o ajudante de cozinha, subir nos telhados mais altos da faculdade, explorar criptas, guerrear contra os gípcios, está sempre inventando histórias, mentindo e vive desobedecendo a ama da faculdade, que é responsável por ela.Os dimons das crianças podem mudar de forma enquanto os dos adultos, têm uma forma fixa, e entre uma aventura e outra, Lyra ouve Lorde Asriel mencionar algo sobre o Pó e vê imagens do Norte de partículas invisíveis a olho nu caindo diretamente no corpo de um homem, mas não no da criança que estava ao seu lado. Acreditam que o Pó é a causa de apenas os dimons das crianças poderem mudar de forma.

É nesse dia que ela decide que irá a uma expedição para o Norte com o tio, mesmo que ele tente impedi-la.Em meio a uma crise onde crianças estavam sendo raptadas pelos, assim chamados, Gobblers, Lyra conhece a Sra. Coulter que a leva a uma viagem para estudar e, mais tarde, ir para o Norte para salvar Roger que também havia sido raptado. Entretanto, a garota percebe que há algo errado com ela e foge.Durante a viagem Lyra descobre muitas coisas sobre o pó, descobre quem são os Globbers e usa muito sua inteligência para se livrar dos mais diversos perigos: leva Iorek Byrnison, um urso de armadura exilado, de volta ao seu reinado no Norte, salva Roger e as outras crianças sequestradas, dentre outras façanhas que salva a vida de muitas pessoas. Tudo isso com a ajuda de um instrumento parecido com uma bússola dourada, chamado Aletiômetro, um medidor da verdade.

Nessa incrível história, Philip Pullman usa muito do fantástico para descrever cada detalhe. Ele segue o exemplo de muitos outros escritores, como C. S. Lewis (As Crônicas de Nárnia), J. R. R. Tolkien (O Senhor dos Anéis), J. K. Roling (Harry Potter). Entretanto, ele é o único que faz uma crítica à igreja através do Pó (que seria a causa do pecado inicial) que, às vezes, fica oculta pelo enredo da história.Em algumas partes do livro, o autor toma cuidado para mostrar que é a Igreja que toma conta de todos os assuntos políticos dando apoio até mesmo para o seqüestro das crianças, mas nunca admitindo isso para que, se o projeto desse errado, eles simplesmente fingissem que eram contra.

É interessante o modo como Pullman resgata esse debate que já houve a muito tempo atrás para os dias atuais, o trazendo para um livro voltado para o público juvenil que, na maioria das vezes, não leem livros que falam sobre o assunto. É um modo divertido de fazer com que os jovens pensem sobre assuntos do gênero.

O segundo livro da trilogia, A Faca Sutil, conta a história de Will que mata um homem e foge. Durante sua fuga, acidentalmente ele atravessa uma “janela” que o leva para outro mundo, um mundo onde espectros devoradores de almas assombram as ruas de uma cidade e uma estranha menina chamada Lyra está à procura do Pó. As buscas em que Will e Lyra estão empenhados têm uma ligação misteriosa e, juntos, os dois precisam procurar um objeto poderoso e secreto. Só que pessoas de mundos diferentes matariam para possuí-lo.

Já no terceiro livro, A Luneta Âmbar, Will é o portador da faca sutil. Ele prometera ao pai, no leito de morte, que iria entregar a lâmina terrível ao Lorde Asriel. Está se aproximando uma guerra, a maior guerra de todos os tempos, e a lâmina é a única arma que pode render o inimigo. Um forasteiro num mundo estranho, Will começa sua jornada perigosa. Mas há uma dificuldade: Lyra, sua corajosa companheira, está desaparecida."

Além do livro também tem o filme A Bússola de Ouro que conta com atores como Nicole Kidmn e Daniel Craig.

Fotos do Filme:







E o trailer vocês vêem aqui. (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...