terça-feira, 26 de julho de 2011

POST-MORTEM - Patricia Cornwell


Titulo Original: Post-Mortem
Tradução: Celso Nogueira
Editora: Companhia das Letras
Edição: 3ª edição
Páginas: 343
ISBN: 978-85-7164-877-7
Ano: 1990
Categoria: Romance Policial

Resenha: Ela. Lori Petersen. Brown. Harvard. Brilhante. Trinta anos. A ponto de realizar seu sonho, após oito árduos anos estudando medicina, no mínimo. Médica. Tudo destruído em alguns minutos para o prazer de um desconhecido.

Nesse romance de estréia de Patricia Cornwell, ela nos apresenta a médica-legista chefe do departamento de polícia da Virginia, Dra. Kay Scarpetta, investigando a morte brutal de quatro mulheres, nos últimos tempos. Todas amarradas, estupradas e mortas de um jeito peculiar e cruel, o que faz com que a morte se torne ainda mais horripilante.

Para colocar as mãos nesse criminoso, que parece ser muito inteligente e ter alto conhecimento na arte de matar, a Dra. Kay ainda vai enfrentar várias tentativas de sabotagem das investigações, a fim de desmoralizar seu trabalho e seu departamento, mostrando como a mulher ainda é discriminada no ramo médico.
Não é para menos que ela continuou a escrever, depois do primeiro. Post-Mortem no seu ano de lançamento foi agraciado com nada mais, nada menos que cinco prêmios internacionais, entre eles o Edgar Award, de melhor primeiro romance.

É curioso para mim, depois de ter lido livros mais recentes, ver como tudo começou: Dra. Kay Scarpetta odiando o policial Pete Marino. Sua sobrinha Lucy, com seus 10 anos, já muito esperta e bem entendida de computadores... Dando até aulas de SQL pra sua tia.

Esse livro eu vou colocar entre os melhores que li esse ano. Quem quiser tirar suas próprias conclusões, leia também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...