sexta-feira, 12 de agosto de 2011

DEBATES, ELISA LUCINDA E MÚSICA MARCARAM OS 200 ANOS DA BIBLIOTECA PÚBLICA DA BAHIA

“Mas nem tudo são flores. E pensar que já houve tempo em que, para trabalhar na biblioteca era preciso falar francês, segundo um livro comemorativo da própria.”

Por Elenilson Nascimento

Na noite do último dia 04/08, a desorganização foi tanta que muitos que foram prestigiar o evento em comemoração aos 200 anos da biblioteca saíram antes do horário. Estava programado algumas apresentações teatrais, músicas, palestras e recital poético com a maravilhosa poeta/atriz Elisa Lucinda. Mas muito depois do horário marcado para às 19 horas, o “Tirando de Letra”, que deveria ser uma descontraída conversa com personalidades baianas sobre a importância do livro e da leitura em suas trajetórias, deu início à uma série de contratempos. O som estava horrível e a plateia também não ajudou muito.
No aconchegante sofá o educador, compositor, professor-estrelinhas de cursinhos pré-vestibulares e apresentador de TV Jorge Portugal (*sempre com a mesma calça); a simpaticíssima professora doutora da UFBA e cantora e Marilda Santana (*seu CD As Donas do Canto - O sucesso das estrelas-intérpretes no Carnaval de Salvador” traz perfis de Daniela Mercury, Margareth Menezes e Ivete Sangaloconfira aqui algumas canções); a história viva de resistência da advogada, escritora e sexóloga Jardilina Oliveira (*adorei essa senhora!); a cadeirante, bibliotecária, escritora, integrante do Movimento de Mulheres de Salvador, da Casa da Mulher Baiana e presidente da Associação Baiana de Deficientes Físicos Luiza Câmera, que falou sobre os seus dramas, preconceitos, seus livros, sendo Não Se Cria um Filho Com as Pernas” o mais conhecido; Vevé Calazans, cantor e compositor; tendo em seu repertório músicas consideras ícones da Bahia, como as parcerias com Gerônimo, destacam-se: "Marujada de quebra-ferro", “Abracei o Mar” e "É d' Oxum", uma das mais populares canções da Bahia. A música “Abracei o Mar” foi cantada em coro pelos presentes. Lembrando que do seu acervo, destaca-se também "Fruta mulher" gravada com Roberto Mendes, inclusa na trilha sonora da novela "Roque Santeiro", da Rede Globo. E também, a surpresa de conhecermos o simpaticíssimo e comunicativo Gabriel Francisco Maciel, um garoto de 12 anos e já com quatro livros publicados. Hoje, cursando a 8ª série, e é um dos mais jovens escritores brasileiros em atividade. Contudo, a escritora e dramaturga Aninha Franco, que foi anunciada com muita expectativa, nem apareceu. E também a boataria espalhou que o ator Daniel Rabello, da peça “Os Cafajestes”, estaria presente, mas nem sobra do “cafajeste”!

>>> clique aqui e leia <<<

>>> Visite o LITERATURA CLANDESTINA e o COMENDO LIVROS.

fonte: LC, 11/08/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...