sábado, 20 de agosto de 2011

QUANDO TERESA BRIGOU COM DEUS - Alejandro Jodorowsky

"Baseando-se numa sugestiva frase de Jean Cocteau - Cada pássaro canta melhor na sua árvore genealógica -, Jodorowsky submerge o leitor num delicado relato tão cômico e surpreendente como heróico, erótico e lendário sobre a história de seus antepassados."
Por Elenilson Nascimento
Rapaz, sinceramente, se fosse eu quem tivesse escrito este livro provavelmente ninguém iria querer publicá-lo. O livro até que é bom, mas fiquei muito “encucado” com os diálogos adolescentes. Além, não sendo puritano nem nada, de estranhar muito a quantidade de cenas de sexo desnecessárias. Logo na orelha do livro tomamos o primeiro contato com o que encontraríamos nas páginas da obra, baseando-se numa sugestiva frase de Jean Cocteau ("Cada pássaro canta melhor na sua árvore genealógica"), o escritor chileno Alejandro Jodorowsky nos submerge num delicado relato tão cômico e surpreendente como heróico e lendário sobre a história de seus antepassados, desde os seus bisavós até seus pais. E essa observação se faz presente em todas as páginas numa reconstrução narrativa da árvore genealógica desse autor que também serve para que o autor vá decifrando o sentido de sua própria existência.
O livro tem 375 páginas e mais da metade delas é composta por uma imensidão de relatos de cópulas estranhas. Se não fosse pela foto de um senhor com cara de herói bíblico na orelha do livro, eu teria certeza de que quem escreveu foi um adolescente (“O esperma branco, espesso de paixão, regando sua vulva. Deus, me ajude”). O cara só pensa e fala de sexo. De vaginas sedentas por pênis solitários. De religiosidade e pecado. De política e guerrilha. De sindicatos e bombas. E mais mulheres estranhas (“Ah, essas mulheres materiais, de mãos grandes e enrugadas, lambendo com amor de cachorra as feridas das suas crias!” – pág.35) e seres exóticos.
Tem um tal de Rebe que surge várias vezes na trama interagindo e modificando a história dos personagens. Mas tem também (o que eu achei mais significativo) várias frases inteligentes: “Deus lhes dá má sorte. A morte alimenta-se dos otários bons” (pág.37). “Não somos anarquistas que se rebelam contra Deus, a Ciência, o Estado, Nada disso. Esta luta só traz para o pobre uma saraivada de pauladas e balas...” (pág.121). “Pela boca dos loucos eu me expresso!” (pág. 142). “O melhor desse mundo é não nascer” (pág. 178).
Por várias vezes encontramos traços da cultura judaica, pois alguns personagens são judeus ou simpatizantes. Usei até o “tefilin” (espécie de fita usada nas orações pelos judeus) num conto meu chamado “O Amor Está no Ar: Terno, Terrível e Urgente” que eu mandei recentemente para a revista CULT e que está no meu livro inédito “Memórias de um Herege Compulsivo”.
Jodorowsky faz questão de deixar claro que se existe mesmo um milagre, o milagre da fé, que devemos seguir em frente, mesmo existindo um Cristo demente que protege os loucos porque também já foi assim algum dia”. E mesmo que o autor tenha dito em várias entrevistas espalhadas pela Net que “todos os personagens, lugares e acontecimentos são reais", tudo parece surreal. Contudo Jodorowsky deixa claro a sua intenção: “essa realidade é transformada e exaltada até levá-la ao mito. Nossa árvore genealógica por um lado é a armadilha que limita nossos pensamentos, emoções, desejos e a nossa vida material... e, por outro lado, é o tesouro que guarda a maior parte de nossos valores. Embora seja um romance, esse livro é um trabalho que deseja servir de exemplo para que cada leitor transforme, por meio do perdão, sua memória familiar em lenda heróica.” (“QUANDO TERESA BRIGOU COM DEUS” de Alejandro Jodorowsky, 375 págs. São Paulo, 2003 – Planeta)

>>> clique aqui e leia a resenha completa <<<

>>> Visite o LITERATURA CLANDESTINA e o COMENDO LIVROS.


3 comentários:

  1. HAHAHA eu ri com a resenha!
    Tem autor que realmente exagera nas coisas e nem é preciso, né?
    Gostei da capa, mas não sei se leria...

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Ilária a Resenha! Mas até que deu vontade de ler hehehe atualmente estou lendo Bullying, Gostei do seu Blog! Parabéns..
    Bjs*
    http://bigmundoinfantil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Amo muito esse livro maravilhoso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...