quinta-feira, 15 de setembro de 2011

LIBERTY BAR - Georges Simenon


Título Original: Liberty Bar
Tradução: Celina Portocarrero
Editora: L&PM
Páginas: 155
ISBN: 978-85-254-2020-6
Ano: 1932
Gênero: Romance Policial

Um crime ocorre em Antibes: William Brown é assassinado e mãe e filha são presas, suspeitas de cometerem tal delito. Mas elas juram de pé junto não terem nada com isso... Afinal, ele chegou quase morto em casa, e elas só o enterraram no quintal de casa, porque o finado detestava publicidade...

Maigret é chamado para investigar, alertado, sobretudo, para investigar 'sem criar caso', pois a família de William Brown é muito importante...

As investigações do comissário o levam ao famoso Liberty Bar, onde William Brown se refugiava para se embebedar todos os dias, em companhia da gorda Jaja, dona do bar, tão bêbada quanto ele, e de uma prostituta, que morava com a dona do bar.

Apesar de não haver, em certo sentido, o suspense de 'quem matou?', porque Simenon não faz a menor menção a estar investigando algo, você sente que algo vai acontecer, e isso que tem me fascinado nos livros dele. Eu curti muito esse livro. Confesso que às vezes Maigret me enfurece, mas estou me acostumando e até afeiçoando ao seu jeito de investigar, e também curtindo a 'ética' fortemente presente nesse livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...