quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MAIGRET E O FANTASMA - Georges Simenon


Titulo Original: Maigret et le fantôme
Tradução: Renée Eve Levié
Editora: L&PM
Páginas: 148
ISBN: 978-85-254-1995-8
Ano: 1964
Gênero: Romance Policial

Um inspetor da polícia francesa, Lognon, é alvejado durante a noite na porta de um prédio, onde certamente ele não devia estar. Como é mais conhecido, o inspetor Sem Graça (que, para Maigret, também poderia ser Inspetor Sem Sorte) fica entre a vida e a morte no hospital. Maigret sente-se na obrigação de investigar esse atentado, tanto pelo inspetor ser seu amigo, como por ser um atentado a um colega da polícia.

Há coisas muito estranhas no caso e várias de suas perguntas não são respondidas, como: o que o Inspetor estava fazendo na casa de uma mulher que não era a dele, às 10 da noite, numa noite chuvosa? O que aconteceu a mulher? Afinal, não se encontra nem rastros... e quem o alvejou e por quê? Será que o Inspetor Sem Graça/Sem Sorte finalmente estava na pista certa de algum grande esquema, por isso lhe deram vários tiros na barriga?

Surpreendendo-me mais que tudo, esse é o primeiro dos livros de Simenon que leio e encontro um Maigret realmente preocupado com o crime em si. Ele não deixa de fazer suas divagações e fugir ao tema diversas vezes, mas investiga com todo o afinco possível a fim de chegar aos culpados pelo estado crítico em que deixaram seu colega de profissão, salvando assim, ao menos a honra da polícia francesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...