sexta-feira, 16 de setembro de 2011

"NÃO SOU ESSE TIPO DE GAROTA" - SHIOBHAN VIVIAN

LIVRO  : “NÃO SOU ESSE TIPO DE GAROTA”
AUTOR: SIOBHAN VIVIAN
EDITORA: NOVO CONCEITO JOVEM
PÁGINAS –248
1ª IMPRESSÃO 2011
 CATEGORIA: Ficção Norte-americana
ISBN – 978-85-63219-38-1
*PRÊMIO DE LIVRO DO ANO PELA KIRKUS REVIEW.*


CITAÇÃO:”Cruzei minhas asas com orgulho. Mas onde estava com a cabeça, sentindo-me orgulhosa por um reles elogio? E que direito tinha esses caras de me julgar? E não era como Spencer. Não havia me colocado como uma mercadoria para ser avaliada. “ (pág. 82).


RESUMO SONÓPTICO: Natalie Sterlling é considerada veterana na Academia Ross por estar no último ano do colégio. Seu objetivo é ser presidente do conselho estudantil da Academia, adquirindo pontos extras para a avaliação  do curriculum na entrada da Universidade, seu segundo objetivo.

Autumn é a melhor amiga de Natalie e a acompanha em tudo. Natalie não é popular devido a necessidade em manter sua reputação ilibada, até em excesso. É muito estudiosa, fugindo aos padrões comuns das alunas da academia. Ajuda incansavelmente Autumn a melhorar suas notas e tentar alcançar o ingresso na Universidade também.
No primeiro dia de aula depara-se com uma caloura em posição inconveniente: agachada a frente de seu armário com a calcinha amostra, dando um verdadeiro ‘show’ para os adolescentes masculinos e seus hormônios alterados. Resolve ir avisar e aconselhar a jovem, que, para seu espanto, era Spencer Biddle, garota de quem tinha sido babá há alguns anos atrás.
Spencer considera Natalie um exemplo desde a infância e por esse motivo, tenta seguir os conselhos dados por ela, embora seja rebelde e tenha vontade própria e pensamento diferente ao de Natalie. Spencer gosta de ser o centro das atenções e deixar sua sensualidade em evidência, o que a torna popular com rapidez e também, atrai muitas encrencas.
Natalie sente-se na responsabilidade de tomar conta de Spencer, orientá-la no melhor caminho a ser seguido e esse fato começa a transformar sua Cida, suas ações e comportamento. Nada mais será como antes a partir daí...

CITAÇÃO: “E a verdade era que me sentia cansada. Tinha ido à casa de Connor na noite passada e o beijei com tanta força que mal conseguia respirar. Além disso, o aquecedor estava muito forte na sala, a temperatura seca e o chiado do aquecedor tornavam o ambiente perfeito para uma soneca.” (pág. 176)


ANÁLISE CRÍTICA: O livro é escrito em primeira pessoa, o que dá uma versão bem pessoal de cada personagem.

Os dramas da adolescência, as marcas deixadas por pequenos deslizes cometidos voluntária ou involuntariamente e determinado momento na escola, comportamento inapropriados e os conflitos entre o que é ou não correto, norteiam o enredo do livro e faz com que o leitor se identifique em vários momentos. Torna, então, a leitura fluente e atrativa.
Embora o livro seja classificado como ficção, a  reviravolta nos acontecimentos e comportamentos dos personagens, tornam o livro um grande aprendizado e mostra o quanto cada etapa de vida, deve ser vivida com intensidade e sem radicalismo.
O livro considerado bom.

NOTA: 4,5 DE 5,0.

cheirinhos:)
Rudynalva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...