segunda-feira, 19 de setembro de 2011

"O CASO LAURA" - ANDRÉ VIANCO


LIVRO  : “O CASO LAURA”
AUTOR: ANDRÉ VIANCO
EDITORA: ROCCO
PÁGINAS –270
IMPRESSÃO 2011
 CATEGORIA: ROMANCE BRASILEIRO
ISBN – 978-85-325-2644-1




CITAÇÃO: “- Vocês desaprenderam o que é o amor. O que é viver em paz. Não se contentam em amar e cuidar, em serem cuidados uns pelos outros, deixando a cobiça estender seus tentáculos sobre seus pensamentos. Não dominam e são dominados pelo desejo. Os que se perdem nesse trilho triste acabam escolhendo o caminho mais sombrio possível... que só parece ser um atalho mais fácil, mas não é.” (página 201).

RESUMO SINÓPTICO: Laura é restauradora de arte sacra e traz no coração, a dor da morte de pessoas queridas no passado;  o derrame que prende o pai, em coma,  ao leito do hospital, quase sem possibilidade de recuperação e a fraqueza de espírito que a fez tentar suicídio, não tem vergonha de mostrar as cicatrizes em seus pulsos. Trabalha com Simone, grande amiga e conselheira.
Marcel é detetive particular e foi contratado por um estranho total para descobrir quem é o homem misterioso que encontra com Laura diariamente no banco da praça em frente ao trabalho dela. Não teve como rejeitar o serviço, estava em situação financeira difícil e o contratante deixou o dinheiro dentro da maleta em cima da mesa do escritório e sumiu...
Miguel vai diariamente encontrar-se com Laura no banco da praça  e tenta levar conforto ao coração da moça.
Alan é policial. Torna-se justiceiro implacável após ver sua esposa ser morta por meliantes. Tem a proteção de Rogério, o chefe de polícia, que faz ‘vista grossa’ para os assassinatos cometidos por Alan em nome da lei. A chegada de Gabriela ao distrito, enviada pela Corregedoria para fiscalizar os assassinatos misteriosos praticados pelo policial, faz Alan sentir-se em dúvida quanto  ao sentimento de a vingança e a lei.
Juntam-se ainda à  trama um mendigo contador de piada, uma prostituta, um malandro e alguns outros personagens secundários.
Todos vem seus caminhos cruzados em algum momento no decorrer dos fatos... O que será que tem em comum?

CITAÇÃO: “ – Vocês não tem idéia de como vocês se deixaram ficar à mercê desses papéis. Estão dominados pelo dinheiro. Transferiram quase toda a importância da experiência de viver, possuir coisas e, quando finalmente alcançam um objetivo, lá vem outro desejo material novinho em folha. A humanidade perdeu sua essência. O homem sempre foi movido pelo desejo, pela vontade, mas essa fome vem se tornando implacável graças aos meios de vida atuais. Suas mentes estão sendo envenenadas por quererem sempre mais. Destroem o seu mundo para possuir e fazer coisas descartáveis, fugazes. Ao que parece, se você não tem o que seu vizinho tem, você se torna um inútil, a sociedade faz você se enxergar como um inútil. Então você quer ter o que todos os que não são inúteis tem. Mas  a vida passa depressa demais para vocês e, conforme o relógio biológico vai acelerando o seu tique-taque, muitos de vocês enxergam uma partícula da importância da experiência de estar aqui, neste plano, e se dão conta de que não se pode ter tudo na vida. Alguns quebram, e quebram tão feio ao confrontar esse átimo de clareza que afundam num mar de tristeza e desesperança. Isso está envenenando corações mais rápido que qualquer vírus, que qualquer bactéria. As corporações tem mais valor que seus irmãos de sangue.” (página 203).

RESUMO SINÓPTICO E ANÁLISE DO AUTOR: O livro é um verdadeiro triller da história fantástica que prende a atenção desde a primeira página e a cada capítulo desvenda um pouco mais da trama, trazendo aos poucos o entendimento do real  sentido do enredo.
O autor usa de uma linguagem corriqueira, misturando a 2ª e 3ª pessoas do singular para determinados diálogos, o que torna a escrita, mais próxima da forma falada , e  assim, consegue a identificação do leitor com as falas; mesmo gramaticalmente incorreto,  o efeito da linguagem cotidiana, dá a impressão que se é íntimo dos personagens.
É um romance arrebatador, cheio de mistérios e acontecimentos paradoxais. Dá uma nova visão a fatos aparentemente inexplicáveis. Incita a questionamentos sobre o verdadeiro amor, a fé, a força interior, a superação  e a proteção espiritual. Mostra que nada na vida é por acaso e que todo caminho está traçado, de um jeito ou de outro; mas, ao final, cada indivíduo decide se quer ou não ser ajudado e qual caminho a ser seguido.
ENVOLVENTE e QUESTIONADOR, são as palavras que definem esse livro fantasticamente instigante.

CITAÇÃO: ”O destino? O destino também estava ali, acompanhando Marcel, Laura e os que passavam. O destino, que sempre usava aquela máscara na hora de atuar. Uma máscara que não sorria nem chorava. Que simplesmente estava no palco atuando sem que pudessem se dar conta de que ele, poderoso, agia como um dos personagens.” (página 245).

NOTA: 4,8  de 5,00.

Rudynalva

Um comentário:

  1. Não vejo como que um livro que você pode, sem nenhum prejuízo à leitura, pular linhas e parágrafos inteiros de texto sem perder informação sobre a trama, possa ganhar uma nota tão alta.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...