sábado, 12 de novembro de 2011

FUNDAÇÃO – Isaac Asimov


A literatura de Asimov é baseada em grandes idéias. E na série Fundação, o bom doutor está em sua melhor forma! Talvez somente ao formular suas célebres “3 Leis da Robótica” Asimov tenha sido mais engenhoso.

A primeira dessas idéias poderosas fica por conta da Psicohistória. Imagine uma ciência realmente capaz de prever o comportamento humano e, assim, determinar o futuro. Asimov partiu da teoria cinética dos gases para formular a sua Psicohistória. Não é possível prever o movimento aleatório de uma única molécula, mas em quantidade suficiente a movimentação do gás é perfeitamente previsível.

Para obter uma humanidade tão numerosa quanto as moléculas de gás, Asimov nos transporta para milhares e milhares de anos no futuro, quando 25 milhões de planetas habitados pela raça humana propiciam o auge do esplendor do Império Galático.

E aqui está outro motivo para o fascínio de Asimov. Ele não tem o menor pudor em ser grandioso. Graças a uma narrativa hábil e cativante, o leitor logo se torna cúmplice dessa grandiosidade, e se vê torcendo pela vitória dos heróis, que nunca são os mais fortes, mas sempre os mais espertos. A vitória nunca se dá pelo uso da força bruta. Afinal, como bem disse um dos heróis da Fundação, “a violência é o último refúgio dos incompetentes”.

Outra idéia genial foi a de uma religião baseada na ciência e utilizada para manipulação e controle social. À primeira vista, uma ácida crítica aos sistemas religiosos de nossa própria era. Nessa segunda leitura de Fundação, porém, pude perceber uma outra camada de significação. Há também uma crítica não menos hábil à própria ciência, quando se torna dogmática a ponto de se confundir com a religião. Novamente recorremos à fala do herói: “uma pistola atômica é uma excelente arma, mas pode apontar nas duas direções”.

Um deslumbramento à parte fica por conta de como Asimov foi capaz de interligar sua vasta obra, escrita ao longo de décadas, em um todo coeso e significativo, começando pelas histórias de robôs, passando pela ascensão e queda do império galático até chegar à Fundação. Uma brilhante história do futuro!

Um comentário:

  1. Sempre é bom ler quanto mais lermos mais temos a capacidade e entender alguns livros parabéns pelo seu blog e desejo-te um final de semana!
    Abraços fraternos
    Amandio relações publicas clubnovosautoresblogspot.com
    Seja sempre bem vinda ao club grato pelos comentários postados lá.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...