segunda-feira, 28 de novembro de 2011

SEGUINDO A CORRENTEZA – Agatha Christie


Resolvi começar essa resenha fazendo minha lista de “top-five” da Rainha do Crime (é claro que esta é uma lista pessoal, convido-os a lançarem também as suas):

1) O Caso dos Dez Negrinhos
2) A Casa Torta
3) O Assassinato de Roger Acroyd
4) O Misterioso Caso de Styles
5) Assassinato no Expresso Oriente


Desses cinco livros, três narram aventuras do detetive belga Hercule Poirot, com seus impecáveis sapatos, a cabeça em forma de ovo, os bigodões e as famosas “pequenas células cinzentas” que ele usava tão bem para deslindar os mais intrincados mistérios. O primeiro livro escrito por Agatha Christie, “O Misterioso Caso de Styles”, já trazia Poirot em grande forma. Aliás, assim como Mary Shelley, autora de “Frankenstein”, Agatha Christie começou a escrever graças a uma aposta, feita com a irmã. Benditas apostas!!!

Esse “Seguindo a Correnteza” (“Taken At The Flood” no original) também tem Poirot como herói. Se a trama aqui está distante do auge alcançado em outros livros, também está longe de figurar entre os poucos livros de Agatha Christie que se poderiam considerar “fracos”. Uma obra mediana, um meio termo, uma média do trabalho da autora. Tratando-se de Agatha Christie, isso equivale a dizer que a diversão é garantida e que o desafio intelectual de descobrir o culpado pode alcançar ou não o êxito, mas dificilmente será decepcionante.

Li agora esse livro pela segunda vez, o que traz um sabor totalmente diferente. É fascinante iniciar a leitura já sabendo a solução, e observar a maestria com que a Dama dispõe suas pistas e despistes.

2 comentários:

  1. Amooo essa mulher!!! Já li uns 50 livros dela, inclusive os que você listou!
    Parabéns pelo blog!

    Bjos
    Amanda Fernandes
    www.redapplepinups.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda!
    Valeu pelo comentário!
    Agatha é poderosa né!!!
    Escrevi essa lista há um tempo, de lá pra cá já reli dois dos cinco, e colocaria o do Roger Acroyd em segundo!
    :)
    beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...