terça-feira, 13 de dezembro de 2011

"A ESCOLHA DE CADA UM" - REGINA MONGE


LIVRO  : “A ESCOLHA DE CADA UM” (Coleção Novos Talentos da Literatura)
AUTORA: REGINA MONGE
EDITORA NOVO SÉCULO
PÁGINAS –157
Impressão 2010
CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA
ISBN: 978-85-7679-335-9


A Escolha de Cada Um

CITAÇÃO: “Hoje estou contando a minha história a vocês que, por curiosidade ou indicação de alguém, estão lendo. Nós, os livros, também temos sentimentos, nunca se esqueçam”.(pág. 18)

CITAÇÃO: “ Assim como as pessoas tem talentos e vocações diferentes e, portanto, níveis diferentes de projeção social ou profissional, há livros que não se incomodam em nascer e ser lidos por poucos. Muitos são técnicos ou didáticos e tem um público restrito. Eles sabem disso, desde o nascimento, e vão vivendo dentro do planejado. Mas livros como eu, diferentes, e com uma mensagem diferenciada, esperam ser lidos por muitas pessoas e, se possível, sensibilizá-las com sua mensagem.”(pág. 21)

CITAÇÃO: “ Ter esperança é algo fantástico e, simultaneamente, terrível. Enquanto não a perdemos, tudo flui: basta ter paciência e otimismo e veremos portas se abrirem, de acordo com o nosso merecimento.”(pág. 23).

CITAÇÃO: “Eu sabia qual era minha missão como livro: com meu conteúdo eu podia, de alguma forma, iniciar uma pequena mudança, uma transformação em cada pessoa que me descobrisse. Minha história não era mágica, mas era muito especial. Relatava uma grande experiência de transformação e uma grande descoberta do amor.” (pág. 31)

RESUMO SINÓPTICO:  “A Escolha de Cada Um nos ensina a reconhecer nossas limitações, nossos problemas, e nos impulsiona a ir ao encontro das soluções, buscar as oportunidades que a vida nos oferece. Alerta-nos para combatermos nossa inércia, nosso amortecimento, pois eles nos imobilizam, impedindo-nos de enxergar acontecimentos importantes. Esquecer o passado e ir em busca de nossos sonhos, nossos ideais. Ensina também que a existência continua, mostra um caminho iluminado, deixando-nos ver os obstáculos a superar. Dá a todos os mesmos direitos: à felicidade, ao sucesso, ao amor. Ele nos ensina a fazer escolhas. Escolhas certas. É um livro instigante, porque mistura realidade cotidiana com trechos totalmente surrealistas, História; e fala, acima de tudo, sobre o amor e seu poder de transformação.”

CITAÇÃO: “ [...] Há livros com o poder de transformar pessoas, mudar suas vidas, e este é um deles.” (pág. 53)

CITAÇÃO: “Todos nós queremos ser ou alcançar, um dia, determinado sucesso, seja na carreira profissional, seja material e sentimentalmente, seja em outras realizações. Como, no meu caso, poder ser lido e entendido pelos leitores e, de alguma forma, dar a minha contribuição a cada uma das pessoas que se dedicaram a essa leitura, transformando ou sugerindo algum tipo de mudança em sua passagem pelo planeta.” (pág. 57)

CITAÇÃO: “-Cheguei ao ponto mais alto na minha carreira, estou realizada profissionalmente, sinto orgulho. Mas, às vezes, acordo e tenho dúvidas se quero fazer esse trabalho até me aposentar, surge uma vontade de jogar tudo para o alto; porém, procuro apagar esses pensamentos. Sinto-me presa a padrões impostos pela sociedade, enquanto minha alma quer voar, sem um destino certo para pousar, apenas interagir com a natureza e apreciar as belezas desse mundo. Se pudesse, abriria mão de tudo que tenho, para preencher esse vazio.” (págs. 97/98)

CITAÇÃO: “ Continue atenta. Continue alerta. Sua existência cai trazendo uma série de sinais.
Eventualmente, uma pessoa estranha... alguém no meio da rua... algum colega. Um programa de TV... qualquer coisa pode ser um sinal. Um sinal para uma grande mudança. Fique atenta a pequenas coisas que podem ser um fio condutor – falou Marco Antonio.”(pág. 99)

CITAÇÃO: “Enquanto os lábios se encostavam, um forte arrepio percorreu seu corpo inteiro. Seus pés já não tocavam mais o chão, seu coração havia sido penetrado por uma flecha; de dentro, angústias e tristezas eram libertadas e evaporavam como poeira naquela noite. Naquela longínqua terra, um momento divino, surgiu uma mai invisível, escavou de dentro da areia e devolveu o brilho perdido aos olhos de Anna.” (pág. 118)

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: Minha análise hoje será feita em primeira pessoa, por diversos motivos: primeiro pela dificuldade que tive em resenhar o livro, porque é um livro que não tem como ser descrito em palavras, ele tem de ser lido e sentido por cada pessoa. 

Cada pessoa, através de suas experiências, chegará a sua própria conclusão.

Depois porque muito do que o livro fala, coincide com minha forma de viver e perceber a vida, e como impor sua opinião de vida a outras pessoas? É tão pessoal o objetivo de vida de cada um, que complica expor minha convicção a outrens.

Ainda não há como se falar do livro propriamente dito, sem cometer spoilers, e, isso não é do meu feitio, tanto, que no próprio resumo sinóptico, nada acrescentei, apenas copiei e colei a própria sinopse do livro, embora este seja muito mais do que está escrito em pequeno resumo; ele é diferente, criativo e “sui generis”, nada li de igual imaginação até hoje.

As próprias citações que escolhi já falam quase tudo sobre o livro.

E outros tantos outros motivos que não vem ao caso comentar agora, para não perder o foco da avaliação. Mas, quero contar minha experiência com esse livro e como ele encaixa-se perfeitamente na minha vida. Ganhei esse livro no início do ano, em um dos sorteios que participo, porém, ele ficou lá, quietinho na estante, sem oportunidade de leitura. Quando vi que estava no booktour, pensei: “Agora conseguirei lê-lo, finalmente”. E como o universo conspira a favor e cria uma sincronicidade entre o que desejamos e o que precisamos para aquele exato momento de nossas vidas, foi o que aconteceu. PRECISAVA LER O LIVRO NESSE MOMENTO DE MINHA VIDA, para recobrar minha fé e força, para conseguir seguir em frente com alegria de viver, para retomar minha força interior.
Só posso agradecer a Regina Monge por livro tão inspirado e incentivador, mesmo que em ficção. E recomendar para todos, e, principalmente aqueles que criticam livros estimulantes, no sentido de impulsionar as vontades e aqueles que não acreditam na literatura nacional.

CITAÇÃO: “ O engraçado é as pessoas quererem tantas coisas e acabarem sem nada. Existe uma lei no universo, considerada a maior de todas as leis, isto é, o Universo atenderá todos os seus pedidos, desde que você seja muito específica, não se esqueça de nenhum pormenor, peça com muita fé e, principalmente, permita a concretização de seu desejo.” (págs. 128/129)

CITAÇÃO: “ A vida é isso, uma obra de arte, porém simples de executar: cada um, com o talento recebido, pode pintá-la. Mas as pessoas querem fazer algo complicado e acabam borrando tudo, estragam sua obra de arte. Viver é simples, conviver é mais simples ainda. Basta deixar-se levar e não interferir nos direitos do outro, respeitar a pessoa ao lado, seus defeitos, suas qualidades, suas emoções, seus prazeres, enfim, tudo. Cada um é cada um, e somos todos diferentes – ponderou John.” (pág. 131)

CITAÇÃO: “ Cada um de nós precisa aprender a detectar o mau funcionamento da psique, como estamos gerando pensamentos prejudiciais a nós mesmos, analisar nossos paradigmas para o futuro e buscar todas nossas forças internas para alcançarmos esses ideais, esses sonhos.” (pág. 155)

CITAÇÃO: “Essa força interior assegura nosso poder, se não faltar a bondade de nosso coração no agir e, mais importante, a sabedoria para acreditar nessa força. A regra é pensar com a vontade do desejo idealizado, alcançado e realizado.” (pág. 156)

NOTA: 5,00 DE 5,00

cheirinhos:)
Rudynalva

2 comentários:

  1. Parece ser bastante bom este livro, só pelas citações já dá para perceber que transmite uma mensagem linda.
    bjos

    Jack
    www.mybookli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei das citações e pelo visto vc amou demais o livro...
    Talvez eu não o leria agora mas entendi o q vc falou sobre precisar ler nesse momento da vida!
    As vezes estamos em momentos para leitura de alguns tipos de livro e que bom que vc gostou tantO!

    bjs
    hey Evellyn!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...