terça-feira, 3 de janeiro de 2012

"O ENTREGADOR DE BONECOS" - DENIS LENZI (literatura nacional)




LIVRO  : “O ENTREGADOR DE BONECOS”

AUTOR: DENIS LENZI

EDITORA  : PRODUÇÃO INDEPENDENTE

PÁGINAS –294

1ª EDIÇÃO 2011

CATEGORIA: ROMANCE JUVENIL

ISBN: -



O Entregador de Bonecos

CITAÇÃO: “David,  meu querido, você precisa deixar o passado ir embora, pensar nas coisas boas que estão por vir. Deve seguir, com plena confiança, a trajetória de sua vida, conforme ela se apresenta. Só desta maneira, conseguirá evoluir. Não deve deixar que o passado perturbe sua vida, entendeu? Se ficar preso a ele, aos momentos desagradáveis que lhe causaram desgostos, atrairá para si sentimentos ainda mais sombrios. Não vale a pena, meu querido. Deixe o passado lá para trás, que é o lugar dele. Chame pela vida. Você merece tudo de bom, merece ser feliz.[...]” (pág. 27)



RESUMO SINÓPTICO:  David Forlin mora na cidade de “Las Gaivotas”, Solvang, Califórnia/EUA com a avó Elena; foi para lá aos 14 anos, após a morte dos pais em um acidente. Agora com 22 anos tornou-se amargurado após a traição que acha ter sofrido por seu melhor amigo Mike e por suas amada Mayra. Desdenha dos bonecos confeccionados pela avó; ela acredita que os mesmos são seres vivos e levam felicidade a quem os possui. Ele ri da avó, não acredita nela; esqueceu que um dia, Edwin foi um dos seus melhores companheiros de infância e agora está dentro de uma caixa, esquecido em cima do guarda-roupa.


As vésperas da morte, sua avó faz um estranho pedido: entregar os cinco últimos bonecos criados por ela às crianças eleitas, que viviam em diferentes estados da América do Norte. Sozinho no mundo, se vê diante de uma importante missão. Custasse o que custasse, cumpriria a promessa feita à avó. 


Na longa e obscura jornada de David, sempre acompanhado pelas lembranças de sua vida e de seu grande amor, ele tem a oportunidade de, na breve convivência com cada uma das crianças escolhidas para receber os bonecos, emocionar-se com elas e aconselhá-las, chamando sua atenção para os verdadeiros valores humanos e para o poder do amor, da fé, da esperança e do sonho. Uma verdadeira lição de vida.


Mas nem tudo são flores na jornada de David,fatos inexplicáveis acontecem. Tiros, morte, acidentes de todos os tipos até mesmo aéreo. Tudo parecia querer impedir David de cumprir sua missão. Mas ele não esmoreceu, afinal, tinha uma meta a cumprir e enquanto o último boneco não fosse entregue ele não voltaria para casa.



CITAÇÃO: ”[...] Mas, como Walt Disney disse uma vez, se você pode sonhar, você pode fazer. [...]” (pág. 157)



CITAÇÃO: “- Acreditamos que as pessoas vão passar a perceber fatos que nunca perceberam antes. Sentirão a força divina agir sobre elas, como se fosse um aviso de que já é hora de tomarem uma nova atitude e contribuírem para melhorar o mundo e  a si mesmas. Estou certa de que essa transformação está por acontecer, meu rapaz. É só uma questão de tempo. Quando esse dia chegar, todos conseguirão, enfim, explorar melhor a riqueza e a força do mundo espiritual e viver em paz.” (pág. 160)



ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: Ter oportunidade de ler tão aprazível livro, traz a certeza de que os sonhos podem ser concretizados à luz da esperança, se cultivada através da força da fé e do amor. 


O entregador de bonecos resgata valores esquecidos no cotidiano. Valores dominados pelo egoísmo, ambição e individualismo. Mostra o quanto a realidade pode ‘engolir’ a delicadeza dos detalhes que tornam a vida apreciável, romântica e feliz. 


O autor tem uma escrita minuciosa em relação aos personagens e cenários que faz o leitor ‘viajar’ nas aventuras junto ao protagonista. Cadência e fluência tornam o livro delicioso de ser lido, além de ser  uma história sublime e carregada de emoção, onde sonho, esperança, fé e perseverança delineiam o curso a ser seguido e permeiam a personalidade do protagonista, não o desviando da missão a ser cumprida. Os valores como amizade e pureza são cultivados e são os que valem a pena.


O que incomodou foi a tipografia de letras pequenas. O fato de a história se passar fora do Brasil, pois a realidade do país bem poderia ser pano de funda da trama, bem como o final... devido a sutileza de todo o livro, poderia ser um pouco mais romântico e explorado um pouco mais, sem deixar o desfecho terminar de forma abrupta; entretanto, nenhum fato citado, tira o brilho e a grandeza espiritual dessa obra fascinante.

A capa é excepcional e traduz o contexto do livro.


Haverá sempre, em algum lugar, um Entregador de Bonecos a alegrar os corações angustiados e a levar felicidade aos desamparados e necessitados. Qualquer um pode exercer tal função, desde que cultive bons sentimentos...



CITAÇÃO: ”[...] Entendeu que a amizade é, acima de tudo, umas das mais poderosas ferramentas do bem e uma grande aliada da esperança. Quem tem um amigo jamais estará sozinho. Num mundo onde a maldade, a violência, a ignorância e a ambição ganham cada vez mais espaço, nada melhor do que recorrer à força de uma amizade sincera para neutralizar os sentimentos negativos que insistem em se apoderar das pessoas. [...]” (págs. 286/287)



NOTA: 5,0 de 5,0 

 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro

cheirinhos:)
Rudynalva

3 comentários:

  1. A capa é realmente muito linda, mas tenho que confessar que ainda não me interessei por essa sinopse.
    Quem sabe um dia?

    Bjs
    Bia
    www.amormisterioesangue.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, Rudy. Fico feliz que o livro tenha agradando muito a você e isso já ganhou o meu dia.

    Como o livro será publicado pela editora Literata, então, terá uma nova diagramação, com tipografia um pouco maior e um novo formato. :-)

    Abraços!

    Denis Lenzi

    ResponderExcluir
  3. nossa além dessa capa ser simplesmente linda, ainda traz uma história incrível, com certeza essa resenha me deixou mega curiosa para saber mais!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...