sábado, 21 de janeiro de 2012

JULIETA - Anne Fortier


Título original: Juliet
Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788599296912
Ano: 2010
Páginas: 448
Tradutor: Vera Ribeiro


Sinopse: Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, na Itália, mas desde os 3 anos foram criadas nos Estados Unidos por sua tia-avó Rose, que as adotou depois de seus pais morrerem num acidente de carro. Passados mais de 20 anos, a morte de Rose transforma completamente a vida de Julie. Enquanto sua irmã herda a casa da tia, para ela restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei. A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar, muito antigo e misterioso. Mesmo acreditando que sua busca será infrutífera, Julie parte para Siena. Seus temores se confirmam ao ver que tudo o que sua mãe deixou foram papéis velhos – um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio. Mas logo ela descobre que a caça ao tesouro está apenas começando. O diário conta uma história trágica: há mais de 600 anos, dois jovens amantes, Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti, morreram vítimas do ódio irreconciliável entre os Tolomei e os Salimbeni. Desde então, uma terrível maldição persegue essas duas famílias. E, levando-se em conta a linhagem e o nome de batismo de Julie, ela provavelmente é a próxima vítima. Tentando quebrar a maldição, ela começa a explorar a cidade e a se relacionar com os sienenses. À medida que se aproxima da verdade, sua vida corre cada vez mais perigo. Instigante, repleto de romance, suspense e reviravoltas, Julieta – livro de estreia de Anne Fortier – nos leva a uma deliciosa viagem a duas Sienas: a de 1340 e a de hoje. É a história de uma lenda de mais de 600 anos que atravessou os séculos e foi imortalizada por Shakespeare. Mas é também a história de uma mulher moderna, que descobre suas origens, sua identidade e um sentimento devastador e completamente novo para ela: o amor. (fonte: www.skoob.com.br)


Muita gente não sabe, mas Romeu e Julieta existiram e, ao longo de séculos, houve várias versões do casal apaixonado. Neste livro, a autora se baseou na versão mais antiga, datada do século XIV, ambientada em Siena, a cidade que, segundo Anne Fortier, mais sofreu com as disputas entre famílias, em toda a região da Toscana. 

Faz meses que comprei esse livro, na época ouvia muita gente falando dele, fui pesquisar e me encantei de cara pela capa! A sinopse também me pareceu muito interessante, mas quando comecei a leitura, não passei da segunda página, nem me perguntem o porquê. Mas dessa vez, devorei o livro! Foi realizada uma extensa pesquisa, em que a autora teve o auxílio até da mãe, que deve ser uma figura, de acordo com o que li no posfácio.

O livro funciona melhor ainda se você tiver lido o livro do Shakespeare, ou ter visto o filme do Zeffirelli, de 1968, para comparar o que foi mudando na história durante os séculos, mas se não o tiver feito, vai com certeza curtir tanto quanto, desde que goste de livros de reviravoltas, surpresas e de muitas descrições. Sobre a questão de descrever, admito que na maioria das vezes acho isso cansativo, mas não foi o que aconteceu nesse livro. As descrições caíram bem, fazendo com que eu mergulhasse ainda mais na história. OU NAS HISTÓRIAS, pois o livro ficou estruturado da seguinte forma: em um capítulo, temos a história do presente, no capítulo seguinte, fazemos uma viagem no tempo, para viver a história da Giullieta e do Romeo da Siena do século XIV. E isso não deixou o livro nem um pouco confuso, mas... Me deu um certo nervoso, pois quando acontecia alguma coisa com a Giulietta do presente, tínhamos que voltar ao passado e vice-versa, rs... Um certo teste de paciência, esse? Talvez? Mas gostei, resumindo!

O engraçado é que li depois uma crítica comparando "Julieta" a um "Código Da Vinci" para mulheres modernas. Gente, que é isso! Na minha opinião, nada a ver! Talvez isso tenha acontecido porque realmente o livro é cheio de reviravoltas e surpresas, mas não é só Dan Brown que escreve assim, rs. Só que essas reviravoltas e surpresas pra mim são muito bem-vindas em um texto: o resultado disso é que não dava pra confiar em nenhuma das personagens. Eu desconfiava de todos, pra mim todo mundo estava mancomunado para não deixar que a verdade fosse descoberta por Giulietta.

Recomendo, "JUlieta" foi uma leitura pra lá de emocionante!


4 comentários:

  1. Impressão minha ou as editoras brasileiras estão apostando bastante em livros estrangeiros que tenham Romeu e Julieta como temática base?

    Eu adoooro Dan Brown, e gosto da reviravoltas dele, mas realmente não é só ele que escreve assim, as pessoas podiam comparar a Umberto Eco, não? rs.

    A capa é muito bonita, infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler o livro de Shakespeare...


    _______________________________

    Visita? http://amorporclassico.blogspot.com

    Ah, lá tem promoção do livro Um Homem de Sorte, do autor Nicholas Sparks, participa!!

    Seguindo aqui... Segue de volta?

    ResponderExcluir
  2. Millena, vai ver é a nova onda do momento, depois de anjos, vampiros, lobisomens, rs... Mas esse livro não tem a ver com literatura fantástica. Também gosto muito de Dan Brown. Mas dizer que se parecem por conta do ritmo ágil, é querer forçar demais, rssss... Obrigada pela leitura, vou lá te seguir também. ;)

    ResponderExcluir
  3. eu confesso que torço a cara para algumas adaptações do Shakespeare, porque a obra Romeu e Julieta é uma das minhas preferidas, mas ultimamente tantos livros tem abordado esta temática e surpreendido, que eu quero muito conferir, este já esta na minha listinha, e depois de saber que tem tantas reviravoltas entrou no topo.
    BJos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jacque, esse livro não é uma adaptação da peça de Shakespeare, é baseado na primeira versão da história, acontecida muito, muito antes da do Bardo. A Anne Fortier fez uma extensa pesquisa e, pautada por ela, deu vida a personagens maravilhosos. Vale a pena conferir! =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...