sábado, 11 de fevereiro de 2012

"A JORNADA" - ERIN E. MOULTON



LIVRO  : “A JORNADA”
TÍTULO ORIGINAL: “FLUTTER”
AUTOR: ERIN  E. MOULTON
EDITORA  : NOVO CONCEITO
PÁGINAS –200
1ª EDIÇÃO 2011
CATEGORIA: ROMANCE NORTE AMERICANO
ISBN: - 978-63219-53-4


A Jornada

CITAÇÃO:Não me recordo de estar tão assustada antes quanto me sinto agora, sacolejando pra cima e pra baixo nas ondulações do rio. Aliás, nem consigo me lembrar de ondas neste rio. Pelo menos não eram tão fortes quando papai conduzia a canoa. De toda maneira, aqui estamos nós saltando para cima e caindo em seguida. Eu me sentei ao contrário na canoa, de frente para Dawn, e estou grata por isso porque assim não vejo a água borrifando rio abaixo.” (pág. 66)


RESUMO SINÓPTICO: 

Grandes coisas estão prestes a acontecer na casa dos Maple, a segunda filha da família Ritte, que tem o outono como estação favorita e adora a festa do Halloween. 

A mãe vai ter um bebê,o que significa que agora haverá quatro irmãs Rittle em vez de apenas três. Mas quando a bebê Lilly Anne nasce prematura e não pode vir do hospital para casa, Maple sabe vai até ela para salvar sua irmã. Então, ela, Dawn (irmã mais velha)e Xereta (o cachorro da família)  armados  com um mapa e alguns restos do jantar, descem rio abaixo e atravessam uma montanha para encontrar a mulher sábia que pode conceder milagres. 

Agora é não apenas a sobrevivência de Lilly Anne que eles tem que se preocupar, mas também a sua própria. Os perigos que Maple,  Dawn e Xereta  encontram em sua jornada as fazem perceber uma ou duas coisas sobre milagres - e sobre elas mesmas.


CITAÇÃO:’Concentração, Observação, Análise, Planejamento e Execução – C.O.A.P.E. – é o que você deve fazer em caso de emergência’. Papai nos ensinou essa sigla para nos ajudar a lembrar como nos comportamos em situações de ‘sinal vermelho’. A situação que vivemos nesse momento certamente se enquadra na categoria.” (pág. 119)


ANÁLISE TÉCNICA: 

-CAPA = É sugestiva e uma das mais belas com uma borboleta monarca em cima das mãozinhas infantis. Leva à sensação de liberdade. No decorrer do livro, se entende porque a capa foi escolhida.
(nota: 5,00  de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO: Letras medianas que facilitam a leitura. Folhas amareladas e decoradas nos finais e inícios dos capítulos com borboletas em preto e branco, definem bem as passagens do livro.
(nota:  5,00  de 5,00)

- FORMA DE ESCRITA: Narrativa em 1ª pessoa do singular e com muitos diálogos facilitam o entendimento. Narrativa intensa, cheia de sentimentos e impressões de uma criança de 9 anos e bem imaginativa, entretanto, as impressões são precisas. 

A linguagem é condizente  com a faixa etária da narrativa, embora seja um tanto amadurecida.
(nota: 4,50  de 5,00)


CITAÇÃO:”Desperto no meio de lençóis revirados. Está escuro e depois claro, e depois escuro de novo e claro de novo, mas, no fim, a escuridão vence e eu desmorono. As vozes em volta de mim vão ficando mais profundas e graves, até que voam para longe, como sementes de flores na primavera.
Eu quero acompanhá-las.” (pág. 285)


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: O livro todo é uma grande aventura vivida pelas duas irmãs mais velhas da família Rittle e pelo cachorro da família.  As garotas fora bem educadas pelos pais e adquiriram muitos conhecimentos. São organizadas, tem pensamentos e raciocínios lógicos, são espertas e inteligentes, o que dá dinâmica ao livro.

A busca pelo milagre na cura da irmã recém nascida, mostra o quanto o amor é evidente e o quanto uma protege a outra de forma incondicional.
Interessante a forma como toda a trama se desenvolve no decorrer da leitura, envolvendo o leitor nos perigos e imprevistos ocorridos na jornada em busca do milagre. Tem horas que fica impossível de acreditar como duas crianças conseguem superar tudo que acontece durante a aventura, entretanto, o sentimento maior, o AMOR, as impulsiona a superar tudo e continuar.

Destaque para a forma como o sentimento de amor e do trabalho em equipe consegue fazer com que um objetivo seja atingido.

O livro extrapola a imaginação, em compensação, evidencia a educação familiar, a união, a solidariedade e o amor.

SUGESTÃO AO AUTOR: Reavaliar a maneira como toda a ventura foi idealizada, pois é um tanto esquisito duas garotas de 9 e 11 anos, enfrentarem a floresta, o rio e todos os perigos que advém da aventura, sem a orientação e acompanhamento de alguém mais velho e experiente. Esse é um ponto negativo a ser reavaliado.

CITAÇÃO: Isso foi a pior coisa que a mamãe poderia ter me dito. Eu sei que a minha mãe é inteligente, mas acontece alguma coisa com o cérebro das pessoas quando elas ficam velhas. Alguma coisa interfere de um jeito que elas param de acreditar em fadas, fantasmas, e também em milagres, eu acho. Mas tenho certeza de uma coisa: esperança não faz milagre, nem médicos, nem irmãs. Cruzo os braços querendo que a Dawn estivesse acordada, ou Beetle. Fico olhando para uma e outra, e vejo que estão no sono mais profundo.” (pág. 190)
 
 NOTA:  4,00 de 5,00
 
cheirinhos:)
Rudynalva

4 comentários:

  1. Oi Rudynalva!
    Como vai? Espero que bem. Não sei se já te avisei, mas eu recebi sua cartinha com os marcadores. Que coisa linda. *-* Muito obrigada!

    Enfim, eu to doida pra ler A Jornada, só leio resenhas positivas a respeito. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu já li e tb resenhei no meu blog esse livro. Eu gostei, achei interessante e claro, sempr vale a pena ler seja qual estilo for.
    Depois visite meu blog e veja a resenha.
    Bjs
    Ca
    http://mromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. vi muitos elogios sobre o livro e amei a capa *-*

    Passa no meu blog? Tem Promoção:
    http://www.just-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada a todos que comentam!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...