quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Vila Citrus - Daniel de Carvalho


Vila Citrus (Baraúna 2009,310 páginas) já me incomodava pela capa. Incomodava não é a palavra certa, o certo seria me intimidava – uma paisagem bucólica com casarões e uma igreja matriz, encimada por olhos diabólicos à espreita.

Fiquei tentado a ler. Eu já havia tomado conhecimento a respeito de Daniel de Carvalho e de seu livro Os preconceituosos (veja resenha AQUI) e confesso que fiquei um tanto impressionado. Acabei não o adquirindo, nem sei bem por quê.

O livro conta a história da via crucis enfrentada por Godofredo, que no intuito de iniciar uma nova vida, desemboca em Vila Citrus. Logo se vê refém de forças que não consegue explicar: um feiticeiro que rouba a alma de quem o afronta, uma seita satânica e bandidos que ocupam cargos importantes na cidade. Tem apenas a ajuda e companhia de um mendigo que também esconde alguns segredos. Até que chegam à cidade Inês e um misterioso forasteiro que passa a fazer justiça com as próprias mãos. Tudo isso poderá alterar o curso da história de Godofredo e da pequena cidade e seus habitantes.

O ritmo é veloz e não há um aprofundamento nas personagens, a descrição de suas características é sintética e serve bem ao que se propõe:

“Uzz – o feiticeiro – recebia Romão seu capataz.”

“... Uzz está recebendo o temível Romão.”

“Genésio... Tinha um ar de superioridade e ousadia.”

Podemos observar que o que interessa mesmo é a ação e ela não deixa a desejar. Existem alguns problemas na edição, tais como os espaços que existem para mudar de cenário sem que o mesmo ocorra. Algo que também me incomodou um pouco foi o fato de pessoas do interior nordestino aceitarem a vasectomia sem se assustar, pois sei que as mesmas não concordariam com isso, senão pela proposta, pelo menos pelo temor de uma cirurgia.
Mas isso não atrapalha em nada o prazer da leitura. É mais um faroeste caboclo, puro terror:
“Godofredo não era uma pessoa supersticiosa, mas as coisas que aquele mendigo lhe dissera o tinham impressionado bastante. Lembrou-se de já ter ouvido falar sobre São Cipriano. Coisas sobrenaturais e diabólicas estavam relacionadas a esse santo".

“Por que será que há uma Igreja de São Cipriano nesta cidade? E por que está abandonada? E aquele bode preto???”

Leia mais em:

http://www.literaturadecabeca.com.br/2012/02/resenha-missa-negra.html

2 comentários:

  1. ja tentei ler esse livro mas acabei abandonando.


    Passa no meu blog? Tem Promoção:
    http://just-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodolfo

    A-D-O-R-E-I...
    Visitando blogs amigos, encontrei o seu e vim lhe visitar. Gostei e já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.

    BJ000000000..................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...