sexta-feira, 2 de março de 2012

BLUE CITY (Cidade Corrompida) – Ross Macdonald



Ao retornar à sua cidade natal logo após a segunda guerra, o jovem John Weather encontra um panorama bem diferente do que havia deixado tantos anos atrás. Seu pai foi assassinado, a desconhecida que se casou com ele herdou toda a fortuna, o controle político da cidade passou para as mãos de um abominável vilão, a corrupção e a impunidade imperavam.

Este não é um caso para os incríveis poderes de observação de um Sherlock ou para as habilidosas pequenas células cinzentas de um Poirot. Nada disso. Para John Weather, um mistério de assassinato deve ser resolvido no muque, na base do sopapo, do tabefe e do chute nas partes baixas. E não é que ele consegue?

Ross Macdonald é um legítimo representante do “romance policial durão”, estilo que se tornou a matriz dos filmes policiais hollywoodianos. O atrativo maior da história não é descobrir o assassino, mas acompanhar as violentas peripécias do herói em um ritmo de tirar o fôlego. Algumas passagens são realmente empolgantes e o livro cumpre bem seu papel de prender o leitor.

Um ponto irônico, que não atrapalha o fluir da trama, é o fato de um jovem tão briguento e turrão ser também um profundo conhecedor da literatura mundial, soltando aqui e ali observações sagazes sobre os clássicos. Um interessante exemplo de intromissão da personalidade do autor na do personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...