domingo, 4 de março de 2012

DESPERTAR DOS DEUSES – Isaac Asimov



Antes de escrever minha resenha sobre este livro, quis confirmar o título em português, pois achei que a tradução literal “Os Próprios Deuses” (“The Gods Themselves” no original) não deveria ter sido a adotada. Valeu a pena pesquisar, pois logo de cara encontrei uma excelente resenha na Wikipedia:



E daí veio a interessante informação de que este era o romance favorito de Asimov. Perfeitamente compreensível, pois é um livro que mantém algumas das principais características do bom doutor e possui algumas características inovadoras e excitantes:

* O conteúdo “científico” está presente como nunca, sem prejudicar o interesse da história. Para mim valeu especialmente por trazer a fórmula do “momentum”, que eu procurava para compreender melhor questões relacionadas com a mecânica quântica. Momentum é igual à massa vezes a velocidade!!!

* A estrutura formal do livro é bem inovadora, com uma estrutura tripartida em diversos níveis. A história é dividida em três partes independentes. A parte do meio narra uma civilização em um universo paralelo onde há três subdivisões de uma mesma espécie (assim como aqui temos “macho” e “fêmea”).

* Essa espécie é formada por Racionais, Parentais e Emocionais. Um palpite meu é que Asimov se inspirou na teoria da Análise Transacional, que deveria estar no auge quando o livro foi escrito, em 1972. A teoria de Eric Berne divide a personalidade em Pai, Adulto e Criança. Será mera coincidência???

O livro termina com um gostinho de quero mais. A impressão que dá é que Asimov deixou o terreno preparado para futuras continuações... Pena que isso não será mais possível. Em minha opinião, alguns de nossos escritores prediletos (como Asimov e Agatha) deveriam ter sido agraciados com o dom da imortalidade, para que pudessem continuar nos brindando com tanta diversão!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...