sábado, 24 de março de 2012

ECOLOGIA HUMANA NOS RELACIONAMENTOS - Sandoval Barretto



Esse livro aborda algo fundamental na vida do ser humano: o relacionamento. Nele o Autor demonstra que quando nos relacionamos, quer com um companheiro, família ou em sociedade agimos mais de acordo com valores adquiridos no decorrer da vida do que propriamente com os nossos valores de pessoa individual.

Sandoval Barretto é Psicólogo, com formação em Análise Transacional, Ecologia Humana, Arteterapia de Base Analítica e Hipnose Clínica. Além desse livro publicou Buscas (poesia) e O Poder e o Medo


Sandoval fala sobre os estados de egos ou estrutura da personalidade que existe em nós - como se diz em análise transacional - e nos mostra como trabalhar o eu interior de forma a sermos nós mesmos e não o que achamos que devemos ser.


O pouco que li sobre assuntos relacionados sempre indicaram que ao passarmos a vida tentando nos enquadrar em valores preconcebidos e que normalmente não são os mesmos que temos como ser humano único, torna-nos infelizes de tal forma que nos acomete problemas físicos e/ou mentais.


Depreendi da leitura que podemos usar aquilo que temos ao nosso redor, no dia a dia, para simplesmente ser o que somos (eu, simplesmente um ser único) e não o que devemos ser (pessoa formada por valores de outros) e/ou o que gostaríamos de ser (igual a outras pessoas que admiramos, etc).


Por incrível que pareça é algo simples de se conseguir como nos mostra a leitura do livro, todavia, o preço para isso é a mudança e quando se fala em mudar fala-se em abrir mão de velhos hábitos, eita coisa difícil, né não? Quem for capaz de ousar e se aventurar numa mudança – sim, porque abolir o que está em nós arraigado desde sempre com certeza é uma aventura – irá se descobrir uma nova pessoa, alguém mais consciente e seguro de si próprio e seus relacionamentos serão muito mais intensos e prazerosos.


Vídeo sobre Educação Emocional

http://www.youtube.com/watch?v=lr2eK8xJTV0


O livro é de fácil leitura e compreensão. Sandoval utiliza de ilustrações, poesias, teste, textos extraídos da internet e colocações de outros profissionais para discorrer sobre o assunto. É um livro deveras interessante. Recomendo.


bj da angel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...