sábado, 24 de março de 2012

O SOL É PARA TODOS - Harper Lee



Na década de 30 o preconceito racial americano domina a América. Tom Robinson, um negro, é acusado injustamente de estuprar uma garota branca numa cidade do interior do Alabama e Atticus Finch, um advogado branco, viúvo e que cuida dos dois filhos pequenos com a ajuda da fiel Calpurnia, honesto e idealista é designado para defendê-lo diante de um júri constituído apenas por brancos, mas isso não o intimida e ele segue em frente para tentar provar a inocência de seu cliente.

A história é narrada por Scout, filha caçula de Atticus e, enquanto discorre sobre os acontecimentos que envolvem o julgamento de Tom, paralelamente, mostra o quão importante pode ser uma amizade ao falar da sua com Boo Radley, um deficiente mental que vivia recluso e também era alvo de discriminação.

O livro teve adaptação para o cinema e é bem fiel ao livro. O advogado Atticus é interpretado por Gregory Peck, Tom Robinson por Brock Peters e Boo Radley por Robert Duval. Conquistou os Oscar de Melhor Ator (Gregory Peck),Direção de Arte e Roteiro Adaptado.

Já reli esse livro e revi o filme não sei quantas vezes e a cada vez que o leio/vejo, parece-me, aprendo algo de novo, ele é uma fonte inesgotável de aprendizado e que leva a momentos de fortes emoções.


Gregory Peck (Atticus) e Brock Peters (Tom)




Harper Lee

Curiosidade: este foi o único livro escrito por Harper Lee, até hoje.

Recomendadíssimo! :)

bj da angel ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...