segunda-feira, 5 de março de 2012

EXPEDIÇÃO À TERRA – Arthur C. Clarke


Esta coletânea de contos de ficção científica foi originalmente publicada em 1953, ou seja, há mais de meio século atrás. Que as onze histórias da antologia continuem atuais e relevantes nos dias de hoje é apenas uma pequena amostra do gênio de Arthur C. Clarke.

As histórias são bem diferentes entre si, e cada uma delas um exemplo da prodigiosa imaginação do autor. Em alguns momentos parece ser possível prever o final da história, mas Clarke sempre vai além, sempre oferece algo mais. Nem que seja o seu estilo refinado, criador de frases memoráveis. Eis uma delas:

“...quando alguém cai na África de uma altura de duzentos e cinqüenta quilômetros, um tornozelo quebrado pode ser anticlimático, mas não é menos doloroso por isso.”

Gostei bastante de todas as histórias, mas o destaque vai sem dúvida para “A Sentinela”, que encerra o livro. Esse conto foi a centelha original de inspiração para o filme “2001 – Uma Odisséia no Espaço”, dirigido por Stanley Kubrick e roteirizado pelo próprio Clarke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...