sexta-feira, 9 de março de 2012

O BURGOMESTRE DE FURNES - Georges Simenon

Titulo Original: Le Bourgmestre de Furnes
Tradução: Myriam Campello
Editora: L&PM Pocket
Páginas: 222
ISBN: 978-85-254-1999-6
Gênero: Romance

Mr. Terlinck é o burgomestre de Furnes. Conhecido como um homem durão, ele tem o respeito de todos na cidade e é temido pelos seus habitantes e até pelos próprios familiares. Não tem sentimentos nem se compadece por ninguém. Em certa noite, quando se nega a emprestar dinheiro para um funcionário, ele tem sua maior vitória: após seu inimigo político ser vítima de um escândalo em família, o Burgomestre, ou Baas, como prefere ser chamado, consegue garantias de que não terá mais rivais na política local.

Mas será tudo que conseguiu por si só vale a pena? Será que só o dinheiro é importante? Ou será que o burgomestre quer mais?

Mesmo tendo uma filha louca trancafiada em casa, uma esposa gravemente doente, uma antiga amante feita de empregada, e até um filho ilegítimo, ele não se comove. O que será preciso para que se comova? Talvez conhecer e visitar Lina, filha do seu maior in inimigo, e que espera um filho do seu finado funcionário? São coisas que não se dá para explicar em palavras ao se ler um desses romances de Simenon. Tudo que é exposto é feito de forma a não deixar ser transcrito em palavras. São coisas que se sente, não se lêem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...