segunda-feira, 12 de março de 2012

REFLEXÕES SOBRE UM SÉCULO ESQUECIDO 1901-2000 - Tony Judt

“Esse livro, às vezes, se perde nas histórias de encoxadas e traições de Arthur Koestler em Simone de Beauvoir, mas a sensação, ao avançar pela leitura, é que o mundo perdeu um ensaísta bem bacana.”

Por Elenilson Nascimento

Já fazia um tempão que eu queria devorar esse livro do autor e historiador inglês Tony Judt, de 62 anos. Já conhecia o autor por causa do seu livro anterior, Pós-Guerra - História da Europa desde 1945” (obra galardoada com o Prémio do Livro Europeu) onde ele fez uma análise política, social, cultural e econômica abrangente e ainda revelou de que forma estas vertentes se relacionam e influenciam até hoje. E do fim da Segunda Guerra Mundial ao desmoronamento do império soviético e à expansão da União Europeia, “Pós-Guerra...” é uma obra fundamental para se ter uma melhor percepção dos acontecimentos e compreender a evolução por que passou o continente europeu nos últimos 60 anos.

Contudo, em “Reflexões Sobre um Século Esquecido 1901-2000” o autor tentou ir muito mais além, mas pecou em transformar a obra numa referência com um didático enfadonho – pois ser um contemporâneo dos fatos que pretende analisar pode representar uma perigosa armadilha para qualquer um, e sendo um historiador de renome a coisa ainda se complica. Tony tentou reconstitui um período complexo e muito decisivo para a humanidade – sessenta anos de história, da derrota do nazi-fascismo à consolidação da União Européia, passando pelos anos da Guerra Fria – em um texto fluente, em muitos momentos esclarecedor e divertido, mas muito cansativo. Didático além da conta, o autor se demora nos capítulos referentes aos projetos de reconstrução da Europa, uma terra devastada em 1945, com recursos do bem urdido Plano Marshall (1948-1951). Porém, a leitura mune a nós brasileiros de uma lupa ideal para observar os privatistas das bandas de cá do mundo, lotados em partidos “social-democratas” e “democratas” e, claro, em vastos setores de uma imprensa mercenária que se quer (bem informada?) manipula mais do que informa. (“REFLEXÕES SOBRE UM SÉCULO ESQUECIDO 1901-2000”, de Tony Judt, tradução Celso Nogueir, História Moderna, 502 págs, Objetiva – 2008)

Tony Judt, com a família, antes de morrer.

>>> clique aqui e leia a resenha completa <<<

fotos: reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...