domingo, 18 de março de 2012

TANTO TEMPO SEM VER – Ed McBain



Esse é o trigésimo-primeiro livro da série “87º Distrito”, ambientada na fictícia cidade de Isola, Estados Unidos.

Em um determinado momento McBain recorre a imagens religiosas, comparando a delegacia a uma igreja, a rotina policial a um culto e a investigação à procura de milagres. Isso me deixou com a impressão de que o livro todo é uma metáfora para a busca religiosa pela Verdade ou “Iluminação”.

O romance policial como analogia da caminhada espiritual. Será possível? Vejamos.

A busca pela luz começa, necessariamente, em meio às trevas. E assim começa o livro, envolto nas trevas da cegueira. Pessoas cegas começam a aparecer com a garganta cortada no município de Isola. Quem estará cometendo esses hediondos assassinatos? Solucionar o mistério equivale a encontrar uma resposta divina.

A busca espiritual envolve decifrar símbolos e perseguir as pistas sutis que muitas vezes são trazidas pelos sonhos. Diante da mesma situação se vê o detetive Carella, nosso peregrino, que precisa desvendar o sonho recorrente de um homem morto para chegar, literalmente, à chave do enigma.

O caminho do “religare”, finalmente, tem seu ápice na revelação, quando tudo se torna claro e as respostas são alcançadas. O curioso é que essas respostas costumam estar sempre bem mais próximas do que se pensa. A essa mesma conclusão chega Carella ao final do livro.

Achei forte e expressivo o título original: “Long Time No See”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...