quinta-feira, 12 de abril de 2012

"GAROTA REPLAY" - TAMMY LUCIANO (LITERATURA NACIONAL)


LIVRO  : “GAROTA REPLAY” (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA: TAMMY LUCIANO
EDITORA  : NOVO CONCEITO / SELO: JOVEM
PÁGINAS –144

Formato/Acabamento:
16x23x1,0
Peso:
0.22 kg
Preço Sugerido:
R$ 29.90
1ª EDIÇÃO 2012
CATEGORIA: FICÇÃO/ROMANCE
ISBN: - 9788581630076


Garota Replay

CITAÇÃO: “Vamos direto ao ponto. Você pode achar que escolhi o cara errado e que o Tito deveria ser meu namorado. Também acho, mas desde quando a vida real segue o rumo certo? Mesmo que sua vida tenha ares de versão cinematográfica, no mundo verdadeiro mocinhas de verdade são abandonadas, cachorros sofrem maus-tratos e finais felizes contamos nos dedos. Tito continuava meu grande cúmplice e parceiro, o cara mais legal de todos, mas nunca me imaginei trocando carícias, ou beijando-o na boca. Desde o início foi assim.” (pág. 38)

ANÁLISE TÉCNICA: 

-CAPA = feita por Sabrina Eras é jovial, tipo desenho e bem bonita, retratando duas jovens, uma a olhar para outra com olhar triste, como se visse a si mesma.
(nota:   4,50 de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO:  bem feita, como é de praxe da editora. Folhas amareladas com letras pretas medianas, bom de ler. Capítulos com títulos e numeração. Sumário, muito bom quando tem assim podemos acompanhar os tópicos e capítulos.
(nota:  4,80  de 5,00)

- ESCRITA: Em 1º pessoa texto mais narrativo por Thizi (a protagonista).
* Poderia ter um pouco mais de diálogo.
(nota: 4,80 de 5,00)

CITAÇÃO: “- Olha, não sei se posso falar sobre as suas escolhas. Elas estão aí dentro. Algumas dores precisam ser vividas. A vida só funciona quando as certezas são maiores que as dores.” (pág. 74).

RESUMO SINÓPTICO: 
“Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. 

Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. 

Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também...”

Thizi é uma garota solitária. Os pais vivem viajando após a aposentadoria do pai e a deixam muito só. Tem em Tito seu suporte, amigo fiel que está constantemente ao seu lado. 

Namora Tadeu que a trai. Tito fotografa a traição e mostra a Thizi que fica ainda mais decepcionada. 
Bêbado Tadeu bate com o carro após quebrar o nariz de Tito, por ter mostrado a foto a Thizi. É socorrido e fica internado no hospital, prestes a perder o rim, enquanto Gabiru, seu amigo, entra em coma devido ao acidente...

Thizi passa a encontrar a sua replay e até conversa com ela várias vezes. Esta a leva ao apartamento em que vive e diz qual será o futuro de Thizi... Nada é o que parece realmente.

CITAÇÃO: “ Fechei a porta, saí dando pulos pela casa, me joguei na cama e dei uma gargalhada contrária a toda tristeza vivida até aquele momento. A felicidade tinha me contaminado. Fiquei lembrando nosso beijo. Faltava o ar só de lembrar como gostei daquele momento. Pensando no beijo real e no beijo que não dei, concluí que só poderia ter sido ela, a igual a mim. Tirando proveito da situação, tinha descaradamente beijado Tito no meu lugar.” (pág. 103)

 ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 
Tammy Luciano foi bem feliz em escrever uma obra tão reflexiva, embora jovial. Coloca em xeque as atitudes irresponsáveis dos jovens e suas consequências. 

Mostra que a força do amor supera os obstáculos, entretanto, muitos são os percalços até se descobrir o verdadeiro amor  e assumi-lo para si principalmente, e, posteriormente, para todos. 

O enredo onde uma jovem se depara com uma Replay de si mesma e esta, mostra claramente quem a verdadeira protagonista da estória, nos põe a refletir sobre questionamentos e opções interiores, que em situações ‘normais’, nem perceberíamos, que dirá, questionaríamos. 

Olhar a si mesma como em um espelho, mostra o quanto o subconsciente, mesmo que adormecido, é dominante em nosso viver e é preciso um catalisador, ainda que catastrófico, para dar ignição as mudanças e avaliações pessoais diante da vida.

Uma crítica irreverente as escolhas que fazemos de forma errônea na vida, porém,podem ser superadas quando se encontra o verdadeiro amor.

Nas poucas folhas do livro soube transcrever a intensidade e grandiosidade dos dilemas cotidianos vividos por uma adolescente solitária que consegue superar as adversidades dolorosas através da descoberta interior de um eu modificado através do amor sublimado por tanto tempo.

Parabéns! Livro mais que recomendado!

*A ser melhorado apenas os clichês utilizados.

NOTA: 4,5 de 5,00

  smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro
 
SOBRE O AUTOR: 




Tammy Luciano é atriz, jornalista e escritora. Foi colunista do JB on-line e do Baguete Diário, fez curso de roteiro em Washington, D. C., trabalhou na Idea Television. Foi professora de teatro no Retiro dos Artistas durante 12 anos e apresentadora do Tá no Papo (antigo canal Hipermídia-Globo.com). Escreveu mais de 30 textos teatrais. Foi repórter do TV Fama, fez participações em peças e novelas, como Uga-Uga, Laços de Família, Senhora do Destino, Caminhos do Coração, e episódios do Linha Direta e A Grande Família. Costuma dizer que não bebe, não fuma, mas é viciada em uma caneta.

BIOGRAFIA: Escreveu os livros Fernanda Vogel - na passarela da vida, Novela de Poemas e Sou Toda Errada.



CHEIRINHOS
RUDY 

3 comentários:

  1. Bela resenha, querida!
    Adorei o título do livro!

    ResponderExcluir
  2. As resenhas a respeito desse livro oscilam muito entre positivas e negativas. É um verdadeiro divisor de águas, de opiniões. Já o li e apesar de não ser um dos meus favoritos, foi interessante a leitura.

    Abraços,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Também senti um clichêzinho na personalidade da personagem principal, ela parece ser tão americanizada :s mas eu amei o livro e a ideia da Tammy Luciano, foi bem original e teen, ela realmente foi feliz em sua escrita.

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...