domingo, 29 de abril de 2012

RESENHA - "O ESPIÃO" - CLIVE CUSSLER E JUSTIN SCOTT



LIVRO  : “O ESPIÃO – UMA AVENTURA DE ISAAC BELL”
TÍTULO ORIGINAL: “THE SKY”
AUTOR(ES): CLIVE CUSSLER E JUSTIN SCOTT
TRADUÇÃO: HENRIQUE AMAT REGO MONTEIRO
EDITORA : NOVO CONCEITO
PÁGINAS –416
1ª IMPRESSÃO 2012
CATEGORIA: FICÇÃO NORTE AMERICANA
ISBN: - 978-85-63219-98-5

 
CITAÇÃO: “-Nunca duvidei da sua percepção e da sua capacidade de observação. Mas estou impressionado com o alcance e a magnitude de seus conhecimentos especializados: química, engenharia, fabricação de documentos. De um só gole, você impediu o avanço da artilharia americana e enviou ao Congresso deles o recado de que a sua Marinha é corrupta.” (pág. 17)

ANÁLISE TÉCNICA: 
-CAPA = Interessante, tipo história em quadrinhos, vermelha, preta e branca, um navio em meio a tormenta. E o mais interessante é a letra I de Espião em figura de um homem, que pelas características do livro, é o próprio Bell, fantástico. Feita pela equipe da Novo Conceito.
(nota:  4,50 de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO: Folhas amareladas, letras medianas e pretas. Diagramação simples. Capítulos com números e títulos. Feita pela Crayon Editorial Ltda.
(nota:  4,50  de 5,00)

- ESCRITA: Narrativa em 3ª pessoa, intercalada com diálogos entre os protagonistas.
(nota: 4,50 de 5,00)

CITAÇÃO: “-Discrição é sobrevivência. As derrotas e vitórias devem ser acompanhadas de silêncio, após o ocorrido, à distância.” (pág. 243)

RESUMO SINÓPTICO: É 1908 e acumulam-se tensões internacionais enquanto o mundo caminha inexoravelmente para a guerra. Após um talentoso projetista de canhões de couraçados morrer em um aparente suicídio, sua filha, angustiada, recorre à lendária Agência Van Dorn para limpar o nome do pai. Van Dorn põe seu principal investigador no caso, Isaac Bell, que logo percebe que as pistas apontam não para suicídio, mas para assassinato. E quando se seguem outras mortes mais suspeitas, fica evidente que alguém — um ardiloso espião — está orquestrando a eliminação das mentes tecnológicas mais brilhantes… Mas isso é apenas o começo.”

Arthur Langner construía armamentos para a marinha americana, além de ser pintor. Tem uma filha Dorothy Langner que inconformada com a parecer de suicídio do pai, procura a Agência Van Dorn para limpar seu nome e provar que não cometeu suicídio.
Isaac Bell é o principal investigador particular da Agência Van Dorn que o destaca para resolver o caso. Embora as evidências provassem que Arthur havia mesmo cometido suicídio, a intuição de Bell em alerta o fez pegar o caso. Daí por diante se depara com outros ‘acidentes’ que levam a morte das mais inteligentes mentes voltadas a construção e engenharia naval.

Uma sucessão de fatos inexplicáveis leva a conclusão que há um Espião trabalhando para incitar a guerra entre Inglaterra, Alemanha, Japão  e EUA. E Bell com toda astúcia e experiência chega cada vez mais perto do Espião e corre cada mais o risco de vida.

CITAÇÃO: “O choque abalou todas as fibras do seu corpo. A dor e a escuridão envolveram sua cabeça. Sentiu-se vagamente consciente de que os braços e as pernas tinham se soltado e agitavam-se, como os membros de um espantalho, enquanto continuava a rolar  sobre a grama. Não teve força para reuni-los de volta. A escuridão se aprofundava. Depois de um tempo, teve a vaga impressão de que parara de se mover. Ouviu uma batida de tambor. O chão abalou-se sob seu corpo. Então, a escuridão fechou-se por completo e seu corpo permaneceu inteiramente imóvel.” (pág. 302)

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: Em uma trama perfeita o enredo traz detalhes sobre a fabricação de armamentos navais, construção de turbinas e a evolução náutica do início do século XX.  Os autores escrevem um livro elaborado, mesmo que mostrando a supremacia americana sobre as outras nações.
O livro é o 3º de uma série de 5 escritos pelos autores, mas em nada interfere na leitura e entendimento. É independente e não sugere continuação.

O mais interessante é a personalidade forte de Bell, a sinceridade e a capacidade de enfrentar cara a cara o inimigo, sem se intimidar. É forte, astuto e inteligente, aos poucos vai derrotando cada aliado do Espião sem medo ou receio de seguir em frente, mesmo quando sua noiva Marion, é ameaçada.
 
A meu ver o enredo é desenvolvido de forma inteligente e sucessiva, de fácil entendimento e em determinados momentos, até nos vemos torcendo pelo sucesso do investigador, devido a sua persistência. 
Um único ponto é questionável: a tremenda sorte que Bell tem, sempre sagrando-se vencedor em todos os acontecimentos perigosos, além de conseguir com que os envolvidos falem sem submetê-los a tortura.

Muito bom romance policial.

NOTA: 4,00 de 5,00

cheirinhos
Rudyalva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...