quarta-feira, 23 de maio de 2012

AS CAVERNAS DE AÇO – Isaac Asimov


título original

Um clássico da ficção científica! Tão bom que resolvi ler pela segunda vez.

Algumas centenas (milhares? O bom doutor deixa em aberto) de anos no futuro, a situação da Terra está bastante precária. Praticamente todos os recursos foram consumidos, e o problema da superpopulação só faz crescer. A humanidade alimenta-se quase que exclusivamente de levedo cultivado, mas basta um pequeno problema no intrincado sistema de abastecimento para lançar a sombra da fome sobre bilhões. Mas o mais curioso é que os homens passaram a viver em sistemas fechados, totalmente isolados do meio ambiente. As cidades são do tamanho de pequenos países, gigantescas redomas de metal debaixo das quais os homens seguem ciclos artificiais de dia e noite regulados por computador. No futuro distante o homem retorna para as cavernas, só que agora são cavernas de aço.

Esse é só o cenário inicial para esse originalíssimo livro, uma mistura de ficção científica e romance policial que Asimov escreveu para provar que não era impossível.

No lado policial da trama, temos o assassinato (no melhor estilo “whodunit” ou “quem matou?”) de um Espacial, habitante de um dos aristocráticos planetas cultivados pela Terra em seu antigo e glorioso passado. Para desvendá-lo, o policial Elijah Baley, um dos maiores heróis criados por Asimov, juntamente com seu inevitável parceiro, R. Daneel Olivaw. A história segue o clássico padrão dos parceiros que não se dão bem mas conseguem funcionar bem, com um tempero a mais: o R. no nome de Daneel significa que ele é um robô!


edição portuguesa

Um robô perfeitamente à imagem e semelhança humana, produto da tecnologia Espacial superior. Uma ameaça para o policial Bailey, que vê em Daneel a sua própria substituição, e o fantasma da superação do próprio homem diante da máquina. Clássico!

Com esse livro tem início um incrível arco de histórias que Asimov escreveu totalmente fora de ordem ao longo de décadas, mas que lidas na sequência compõem uma impressionante história através de 15.000 no futuro!!!

Magnífico!!!


edição brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...