terça-feira, 1 de maio de 2012

ASSASSINO METIDO A ESPERTO – Raymond Chandler




Raymond Chandler é um dos principais nomes da chamada literatura noir (que eu, por não saber disso, havia batizado como “romance policial durão”), estilo marcado por homens rudes e beberrões, loiras fatais e tiroteios em becos escuros.

Eu já havia lido um livro dele: “Farewell, My Lovely”, e fiquei realmente impressionado com a força da prosa de Raymond Chandler. E também com a sua maior criação, o detetive Philip Marlowe, que já foi personificado no cinema por atores como Humphrey Bogart e Robert Mitchum.

Sabe aquelas cenas clichê dos filmes de detetive? O escritório do detetive pinguço jogado às moscas, quando entra a loira fatal com uma missão arriscada envolvendo gangsters malvados e brutamontes mal-encarados... Pois bem, são os livros de Chandler as principais referências para essas imagens.

Esse “Assassino Metido a Esperto” é uma coletânea de contos organizada pela L&PM. São três histórias: além da que dá título ao livro, “Pérolas São um Incômodo” e “Entrega em Noon Street”. São contos do início da carreira literária de Chandler, quando ele ainda estava elaborando seu universo “noir” e seu principal personagem. Talvez por isso eu tenha achado o texto a léguas de distância de “Farewell, My Lovely”, mas creio que o problema é outro. Chandler é dono de um estilo muito pessoal e extremamente fluente no inglês. Acho que na tradução para o português o melhor de sua obra acabou se perdendo.

Alguns autores “suportam” melhor a tradução para outro idioma.

Ainda tenho um dele para ler, em português: “O Sono Eterno”. Talvez acabe esperando pelo original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...