quarta-feira, 23 de maio de 2012

GABRIELA CRAVO E CANELA - Jorge Amado


“Com toda a publicidade que a novela já está tendo e sem nenhuma maldade, não vejo “cravo e canela” na nova-velha Gabriela.”
Por Elenilson Nascimento
O livro “Gabriela Cravo e Canela” de Jorge Amado é um dos livros mais legais da obra do escritor baiano, só fica atrás mesmo de “Capitães da Areia”, além disso, é curiosamente dividido em duas partes, que são em si divididas em mais outras duas. Escrito no ano de 1958, esse romance regionalista, rendeu ao autor cinco importantes prêmios e uma excepcional aceitação pelo público, tendo também grande êxito no estrangeiro, tendo sido traduzido em vinte línguas.
A história começa em 1925, na cidade de Ilhéus. A primeira parte do livro é chamada de“Um Brasileiro das Arábias” que centra nas histórias de dois personagens:Mundinho Falcão e Nacib. O primeiro é um jovem carioca desaforado que emigrou para Ilhéus e lá enriqueceu como exportador e planeja acelerar o desenvolvimento da cidade, melhorar os portos e derrubar Bastos, o inepto governante (*um tipo Jaques Wagner/ACM mais perverso). Já Nacib é um sírio ("turco é a mãe!") dono do barVesúvio, que se vê em meio a uma grande tragédia pessoal: a cozinheira foi embora para ir morar com o filho e ele precisa entregar um jantar para 30 pessoas em comemoração a uma inauguração de uma linha automotiva para Itabuna. E aí surge aGabriela.
 Sônia e Juliana: impossível não fazer comparações.
Em 1975, a Rede Globo produziu uma novela que entrou para a história da teledramaturgia nacional baseada nessa obra de Jorge. E foi através dessa novela  e do filme de 1983, que a protagonista Sônia Braga ficou mundialmente conhecida, porém, recentemente ela descartou qualquer possibilidade de fazer um personagem ou uma participação especial no remake que trás a Juliana Paes no papel principal. Sônia disse que estaria rodando um longa em Los Angeles e que não poderia participar das gravações. No entanto, algumas pessoas acreditam que a participação de Sônia poderia ofuscar a “nova-velha Gabriela” e fomentar ainda mais as comparações entre as duas.
fonte: LC

Um comentário:

  1. Esse livro parece ser muito interessante. Acho que a Gabriela é um personagem que foi imortalizado pela mídia. E isso é ótimo, já que isso pode atrair algumas pessoas para a leitura. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...