quarta-feira, 9 de maio de 2012

OS ENVENENAMENTOS DE BLACKHEATH – Julian Symons




Aplaudo de pé!!!

Sensacional esse mistério ambientado em plena época vitoriana. Não sei nem por onde começar a elogiar! Se você gosta de Agatha Christie, certamente vai se deliciar com “Os Envenenamentos de Blackheath” (“The Blackheath Poisonings” no original). Pois tem tudo o que a gente ama em um livro da Dama: aquele climão entre o esnobe e o ridículo da alta sociedade inglesa, mansões soturnas onde ocorrem misteriosos assassinatos, pistas e despistes até o final surpreendente...

E ainda tem muito mais! Pois Julian Symons possui uma grande vantagem sobre Agatha Christie: ele veio depois. A história se passa na última década do século XIX, em plena era vitoriana. Mas foi escrita bem depois disso, em 1978. Symons soube usar muito bem essa vantagem a seu favor, condimentando a história com uma sutil visão crítica, mostrando bem a hipocrisia reinante na época.

Ao lado do panorama social e histórico, uma bem elaborada composição dos personagens. Todos tem solidez e profundidade, parecem mesmo humanos, não são apenas fantoches em um drama de mistério.

E quanto ao tema central do livro, só posso dizer que a condução foi impecável! A história se passa entre duas mansões, ambas pertencentes à mesma família, ambas marcadas pela excentricidade: Albert House lembra em tudo uma igreja e Victoria Villa mais parece uma casa de vidro. Uma é excessivamente sombria, a outra iluminada ao extremo. Circulando entre uma e outra, a família Mortimer e seus agregados. Nessa família, no decorrer de alguns meses, três pessoas morreram. Caberá ao leitor esperto desvendar o mistério por detrás dessas mortes...

Altamente recomendado!

3 comentários:

  1. Parabéns pela resenha. Procurando agora pra ver se encontro o e.book, pq estou no Chile. Eu já nao resisto a uma boa indicacao. Quando feita com tanta paixao, assim, rsrsrs... Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Christian! Valeu pelo comentário! Ah leia sim, o livro é muito bom! Procure pelo título original "The Blackheath Poisonings” ok!
      Grande abraço e boa leitura!

      Excluir
  2. Oi, otima resenha, parece ser um bom livro, boa indicação. Boa quinta, fica com Deus e um forte abraço!
    http://cmari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...