domingo, 6 de maio de 2012

SANTOS E ESTRANHOS – Angela Carter



Angela Carter é sem dúvida uma autora original e talentosa. Alguns chegam a considerá-la uma das mais importantes escritoras inglesas do século XX. Com uma obra bem variada, chegou a reescrever, sob o ponto de vista feminino, textos do Marquês de Sade e de Baudelaire!

Esse “Santos e Estranhos” (“Saints and Strangers” na versão americana para o “Black Venus” que foi o título original britânico) traz oito contos que são verdadeiros exercícios de imaginação e erudição. Gostei principalmente do recurso de mesclar realidade e ficção, fato biográfico e pura fantasia, como foi o caso de “Os Assassinatos do Rio Fall” (“The Fall River Axe Murders”, inspirado na história verídica de Lizzie Borden, que fatiou o pai e a madrasta em uma certa tarde de calor. O mesmo recurso foi usado lindamente em “O Gabinete de Edgar Allan Poe” (“The Cabinet of Edgar Allan Poe”) e “Vênus Negra” (“Black Venus”), a respeito de Jeanne Duval, amante de Baudelaire.

É certo que tudo na vida tem um preço. A originalidade na narrativa, aliada a um fluxo de citações eruditas (reconheci Shakespeare, Blake, o próprio Poe e Baudelaire em meio a tantos outros que passaram despercebidos), pois bem, tanto talento acaba tornando a leitura um pouco cansativa, pois exige muito do leitor. Achei algumas partes bem chatinhas.

Recomendado para estudiosos de literatura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...