domingo, 6 de maio de 2012

A DAMA DE HONRA – Ruth Rendell



“Mortes violentas, fascínio para muitos, causavam transtornos e fobias a Philip.”

Philip é um jovem londrino de senso estético apurado, ele mesmo tão bonito quanto Paul McCartney aos vinte e poucos anos.

Desde que seu pai morreu, Philip tornou-se o homem da casa, tanto financeira quanto emocionalmente. Christine, sua mãe, é uma criança grande aos olhos do filho. Quando ela sofre uma desilusão amorosa, Philip sofre tanto ou mais. Quanto à suas irmãs, praticamente não contam: uma só pensa no casamento iminente e a outra parece estar sendo consumida por algum vício secreto.

Tantas mulheres na vida de Philip! Tem até uma de mármore: Flora, uma deusa romana que enfeitava o modesto jardim da família. A estátua foi um presente do falecido pai. Aos olhos de Philip, Flora havia sido roubada pelo amante de sua mãe.

E é então que ela surge, quem dá nome à história: Senta, a dama de honra. O nome soa engraçado aos nossos ouvidos e ela mesma é tão engraçadinha, para Philip a imagem “esculpida em carrara” de Flora. Paixão à primeira vista.

Este é só o começo desse romance magistral, um livro danado de bom! Nota mil em suspense psicológico, a autora sabe enredar o leitor em sua teia de forma magnífica!

É engraçado, mas não tive como não pensar em Agatha Christie. Esse é o primeiro livro de Ruth Rendell que eu leio, então é normal a curiosidade diante de tantas comparações que fazem.

Pois então, curiosamente, senti que as duas tem algo a ver, sim! Não que Ruth Rendell imite Agatha Christie ou algo assim. Seus estilos são totalmente diferentes. Ainda assim...

As duas tem muito em comum, em minha opinião. Em primeiro lugar, esse climão britânico, que faz parte do charme de Agatha, também está muito presente na história de Ruth.

Mas a principal semelhança que vi foi, como dizer, uma deliciosa “perversidade” na elaboração da trama! Assim como Agatha Christie, Ruth Rendell é incrivelmente malvadinha!

Muito muito muito bom!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...