quarta-feira, 18 de julho de 2012

A ESCRITORA E EDITORA MIRIAM DE SALES DIZ: “ELENILSON É DOÍDO!”


“O Elenilson é doído como eu e peita tudo. Adoro o blog e admiro demais o autor.”
Caro leitor, prepare-se para uma deliciosa leitura de uma entrevista exclusiva feita pela escritora Anna Carvalho para o COMENDO LIVROS, com a também escritora e editora baiana Miriam de Sales Oliveira (Editora Pimenta Malagueta). Miriam é uma escritora que batalha em todas as frentes possíveis pela divulgação de seus trabalhos e de outros, seja em blogs (administra vários) ou participando de feiras, bienais e festas literárias pelo país e também no exterior.
Sentar todos os dias diante de uma tela branca, impessoal e tentar deixar gravado nesse espaço nosso  pensamento não é uma tarefa glamurosa, nem fácil. Mas, é prazeroso para quem gosta e é do ramo e não escreve por obrigação, mas sim, por vocação. Escrever sem regras nem  prazos determinados, deixando correrem os pensamentos, construindo frases, emendando, deletando, refazendo, ouvindo as palavras que brotam da nossa cabeça, - importante -, pois, sem elas seria impossível escrever”, escreveu.
Apaixonada por História desde garotinha, a escritora disse que sempre foi uma estudiosa deste assunto e os correlatos a ele: filosofia, teologia, arte, estudos orientais e ocidentais, nascimento das nações, costumes, estudo das religiões, a moral de cada grupo em cada época e a evolução (ou revolução) dos costumes, sem desprezar, é claro, a literatura. A sua formação acadêmica vem da Faculdade de Filosofia, porém, completada por um autodidatismo que se orgulha, pois, segundo ela mesma contou, sempre queria saber de tudo, conhecer tudo, participar da evolução do conhecimento humano na esfera das ciências sociais que sempre foram a base do seu interesse cultural.
“Tudo o que sei é que nada sei, como dizia Ruy Barbosa, mas sei que estou sempre querendo aprender. O escritor não é louco, mas, ouve vozes. Ou por ser um pouco louco e ouvir vozes é que escreve? Após quase cinco anos publicando (porque, escrever, o faço desde adolescente), sinto que hoje faço mais emendas, tenho o cuidado de revisar os textos e modificá-los várias vezes até que fiquem do tamanho da minha imaginação. Gosto de escrever artigos, crônicas, contos, mas nunca me aventurei na área dos romances, pois, creio, não sou romancista, nem poeta, assim, ponho-me no meu lugar, fazendo apenas o que acho que sei fazer, sem louvor, mas, com juízo”, escreveu parecendo querer nos desafiar.
Estante da Miram Sales.
Nessa entrevista interessantíssima Miriam ainda falou sobre literatura em tempos de crise, sobre o tratamento que mercado editorial destina aos novos autores, sobre a literatura contemporânea, sobre a mediocridade cultural em Salvador (“Estamos vivendo a era da comunicação e da escravização mental”), sobre mulheres na literatura (“As mulheres assustam porque são verdadeiras, guerreiras e enfrentam de peito aberto o sistema”), sobre a sua vida de blogueira compulsiva, e ainda soltou: “O Elenilson é doído como eu e peita tudo. Adoro o blog e admiro demais o autor. Ele veio para arejar esta nossa literatura hoje tão fraquinha, meu Deus! É muito necessária esta abertura no mundo literário fechado em que vivemos. Palmas para ele!”
fonte: Comendo Livros
fotos: MSO/divulgação    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...