sábado, 11 de agosto de 2012

BAIXE DUAS TRILHAS ORIGINAIS DE “GABRIELA”


E estamos todos lá: no chato exercício da literatura comparada. Melhor ainda: da gostosa comparada. Juliana é tão gostosa quanto e isso é muito importante na adaptação do livro mais safado e feminista do romance nacional. Lembro de ter ouvido durante a minha vida toda nos bancos inúteis de colégios e faculdades que Jorge não fez literatura, fez putaria! Mas esse sua obra representa a ruptura do próprio autor com a sua escrita antes amarrada aos ideais estéticos da URSS de Stálin.
Quanto a esse novo Bataclã, versão 2012, a Globo enriqueceu tudo, até demais: não precisa conhecer o interior da Bahia, ou ter vivido ali em qualquer século, pra saber ser impossível aquele, digamos, chiquerrimo puteiro, mesmo levando em conta os anos de ouro do cacau – hoje, passado bem remoto. Mal comparando, houve quem citasse até um musical da Broadway – exagero, vai! Nem no Moulin Rouge, em Paris, deveria ser assim. Mas … tudo é arte!
E isso aqui não é um discurso de um nostálgico mal amado, mas uma homenagem ao Jorge Amado. Mas, o que falta nesta nova versão da globo é mais safadeza e soltura. Mesmo mostrando alguns peitinhos, bundas e cenas bizarras de sexo aqui e ali em HD. Falta inclusive o “desejo de macho” dos coronéis no Bataclan.
E por mais que Ivete-Machadão incentive, há nessa dramaturgia apenas a sutil manifestação por uma trepadinha, não a malícia, não a putaria, para sermos óbvios, do velho e safado escriba baiano.
fonte: LC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...