sábado, 11 de agosto de 2012

RESENHA - "A CASA DAS ORQUÍDEAS" - LUCINDA RILEY



LIVRO  : "A CASA DAS ORQUÍDEAS"
TÍTULO ORIGINAL: HOTHOUSE FLOWER
AUTOR: LUCINDA RILEY
TRADUÇÃO: BÁRBARA MENEZES
EDITORA : NOVO CONCEITO
PÁGINAS –560
1ª IMPRESSÃO 2012.
CATEGORIA: FICÇÃO/ROMANCE INGLÊS
ISBN: - 978-85-63219-96-1
  
CITAÇÃO: " Não sou louca. Apesar de que, recentemente, tenho pensado muito sobre o que é loucura. Milhões de seres humanos, cada um único, cada um com seu próprio perfil de DNA, seus próprios pensamentos, uma perspectiva pessoal do mundo dentro da cabeça. E cada ponto de vista é diferente." (pág. 15)
ANÁLISE TÉCNICA: 
-CAPA = Casal jovem e moderno abraçados em um jardim lindo com arcos cobertos e orquídeas; e, na contra capa, um casal jovem, porém de outra época no mesmo jardim. Mostra totalmente a essência do livro.
Belíssima capa idealizada por Douglas Lucas.
(nota:   5,00 de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO: feita por Nham Bik Wara Editoração.
Dividido em II partes: inverno/verão, com 60 capítulos numerados e alguns com data e localização; tem epílogo e agradecimento.
Folhas amareladas e letras pretas, boas para leitura.
Diagramação simples.
(nota:  4,00  de 5,00)
- ESCRITA: em primeira pessoa narrada pela protagonista Júlia, mostrando sua visão pessoal sobre os acontecimentos em linguagem coerente e fluida.
(nota: 4,80 de 5,00)
CITAÇÃO: "Ela achou que era uma metáfora para sua própria existência, já que não havia dúvidas de que, embora fisicamente fraca, ela se sentia mais forte mentalmente.  Apenas porque não pensava mais neles todos os segundos do dia (na verdade, às vezes, passavam minutos inteiros) não significava que os amava menos ou que sentia menos saudades deles. Assim como a chegada da primavera, era a maneira que a natureza encontrara para ajudá-la a se curar e voltar a crescer." (pág. 231)
RESUMO SINÓPTICO: 
A pianista Júlia Forrester retorna a Wharton Park (onde passou sua infância e na maior parte do tempo, na estufa, onde o avô cultivava flores exóticas) para curar suas dores devido a uma tragédia na família.
Reencontra-se com Kit Crawford, novo herdeiro de Wharton Park que também tem uma história triste de vida e está prestes a vender a propriedade por não poder mantê-la em pé, já que está sem capital. Acabam se apaixonando, embora essa paixão estará fadada ao fracasso...
Durante uma reforma na propriedade um diário é encontrado e Júlia procura a avó para conhecer a história da derrocada de Wharton Park e é levada de volta no tempo onde Olívia e Harry Crawford viveram e foram separados pela Segunda Guerra, terminando um casamento frágil e prejudicando o futuro das gerações vindouras, inclusive da própria protagonista.
CITAÇÃO: " - Há um antigo ditado francês, madame, que diz que, para pertencermos ao futuro, devemos aceitar o passado. Farei tudo o que me pedir para ajudá-la. Acho que a senhora é... - ela começou, com lágrimas caindo sem controle dos olhos - ...muito corajosa.
- Não. Não fui nem um pouco corajosa. E, se eu fosse corajosa, ficaria aqui e ainda pertenceria inteiramente a eles - ela suspirou. - Vim para cá tentar me despedir." (pág. 476)
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA: 
A Lucinda Riley soube criar um enredo sólido e envolvente onde podemos voltar aos anos 40 e todo seu romantismo, apesar da Segunda Guerra que destroçou parte da Inglaterra, onde estava ambientada a história. Nos faz viajar entre as páginas do livro, bem como a Tailândia, país exótico e de belas paisagens, onde um dos romances do passado é vivido.
Voltando do passado, nos deparamos com um romance moderno e conflituoso devido a acontecimentos inesperados, o que dá o tom de um dos mistérios que envolvem o livro. 
Poucos pontos ficaram sem uma explicação mais profunda, mas que em nada interferem  na interpretação e envolvimento na leitura que é emocionante, interessante e sensibilizadora. Apesar de ser um livro longo, a curiosidade é tão grande em descobrir os mistérios que envolvem os protagonistas que ao começar a leitura, não se tem mais vontade de parar, até chegar ao final e quando este chega... as lágrimas dominam os olhos e o coração.
É um livro carregado de conhecimento sobre muitos aspectos, os ambientes bem detalhados e as personagens bem elaboradas e com uma interação constante. Leitura maravilhosa e fantástica!!
NOTA: 5,00 de 5,00
 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro

SOBRE O AUTORA: 

Lucinda Riley nasceu na Irlanda e durante sua infância viajou ao exterior, especialmente para o Extremo Oriente, para visitar seu pai. Mudando-se para Londres, tornou-se atriz e trabalhou em teatro, cinema e televisão. Aos 24 anos, escreveu seu primeiro romance, baseado em suas experiências com dramaturgia. Em seguida, escreveu sete romances com o pseudônimo "Lucinda Edmonds", que foram traduzidos para 14 idiomas. A autora atualmente vive entre Estados Unidos e França, com o marido e quatro filhos.
 
cheirinhos
Rudynalva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...