quinta-feira, 16 de agosto de 2012

RESENHA - "OSÍRIS - DEUS DO EGITO" - MARCELO HIPÓLITO - LITERATURA NACIONAL



LIVRO  : "OSÍRIS - DEUS DO EGITO" - LITERATURA NACIONAL
AUTOR: MARCELO HIPÓLITO
EDITORA  : MARCO ZERO
PÁGINAS –159
1ª EDIÇÃO 2009
CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA
ISBN: - 978-85-213-1479-0
CITAÇÃO: "De súbito , o Nilo revolveu-se, sacudido pelos violentos tremores que dominaram o crocodilo. Uma espuma vermelha brotou da boca do gigantesco réptil e seus olhos reviravam nas órbitas, brancos e moribundos. (pág. 62)
ANÁLISE TÉCNICA: 
-CAPA = A capa chama a atenção tendo um Deus e hieróglifos egípcios.
(nota:   4,50 de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO: Folhas brancas com letras pretas.
Tem sumário e é divido em 3 partes com 10 capítulos em numeração romana e títulos.
(nota:  4,80  de 5,00)
- ESCRITA: Narrativa inteligente  em 3ª pessoa, que  demonstra conhecimento e pesquisa profunda sobre a mitologia egípcia. Escrita fluente e intensa.
(nota: 4,80 de 5,00)
CITAÇÃO: "Surpreendidas em terreno aberto e prontamente cercadas, atônitas e sem ação, ainda cansadas pelos encantamentos da madrugada, descobriram-se subitamente à mercê da maldade do Usurpador." (pág. 139)
RESUMO SINÓPTICO: 
Rá, o Deus-Sol, tinha o Universo sob seu comando. Ele herdara o extremo poder do pai, Atum, a divindade que criara a si mesma. Dos raios incandescentes de Rá nascem seus filhos-irmãos, dos quais ele toma a mais graciosa das beldades por esposa: Nut, Deusa do Céu. Nut, porém, seria o arauto da ruína. Dominada por uma paixão irreprimível, ela se entrega a Geb, o Deus da Terra, também filho-irmão de Rá. Tomado de fúria, Rá condena Geb às trevas eternas. Com a reclusão de Geb, o grande protetor da terra, o mundo torna-se sombrio, um lugar de barbárie e caos.
Nut engravida de Geb e esconde a gravidez de Rá, que a condena a não poder parir seus filhos durante os 360 dias do ano. Aconselhando-se com Thoth, Deus da Sabedoria e também apaixonado por ela, cria mais 5 dias no ano para que possa da a luz a seu rebentos: Hórus, Seth, Ísis, Néftis e Osíris, condenados por Rá a viverem como humanos na terra e padecerem dos males e dores da carne.
O  infortúnio dos amantes Nut e Geb propiciaria a vinda do Messias, o nobre Osiris, rei do Egito. Nesta envolvente aventura sobre a história do primeiro reino na Terra é  resgatada  as fascinantes lendas e tradições do Egito Antigo.
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 
Confesso que sempre fui apaixonado por mitologia e a egípcia principalmente, é uma ligação inexplicável que facilitou a leitura e o entendimento do enredo do livro. Ainda assim devo dizer que apesar de tudo que havia lido, não trouxe a luz da realidade dos fatos acontecidos nos primórdios narrados no livro, que me causaram surpresa e deixaram-me estupefata.
O Marcelo inicia o livro com a hierarquia da criação dos deuses, seus filhos-irmãos e transporta para as páginas deste, sentimentos intensos de vingança, ódio, incesto e canibalismo, superados pelo amor e desprendimento dos que realmente queriam mudar a realidade tão cruel vivida naqueles tempos, onde horror e barbárie dominavam a terra.
A mitologia egípcia é rica e foi abordada com maestria pelo autor, mostrando pontos até então obscuros e trazendo a verdadeiro história sobre os deuses mitológicos no início de sua criação e a vinda à terra, trazendo evolução e desenvolvimento a mesma, através dos conhecimentos mágicos de seus deuses terrenos.
O livro é forte, intenso e traz a origem dos sentimentos vis da humanidade.
Fantástico!
 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro
NOTA: 4,80 de 5,00
SOBRE O AUTOR:
 
Para saber um pouco mais sobre o autor, acompanhe a entrevista feita com ele aqui no blog (aproveitem e comentem!)
CHEIRINHOS
RUDYNALVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...